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Este é o nome da ação que levou o GP de Titanium neste ano e “fez a rapa” nos prêmios aqui em Cannes Lions: uma ação de impacto executada pela seguradora AXA.
O título do case foca na aparente simplicidade do esforço – a inclusão das palavras “de violência doméstica” nos termos dos contratos da companhia, o que viabiliza o oferecimento do benefício de estadia temporária às vítimas. “Brand Behaviour” na veia.
E todos sabemos que nos tempos atuais, tomar posição não é simples, ainda que a recompensa exista: o impacto na vida nas vítimas ajudadas, o boca-a-boca que algo assim gera e até um incremento expressivo em vendas.
O Festival (se não me engano, desde o ano passado) também criou caminhos para evitar que isso aconteça por aqui. Nas portas dos banheiros há cartazes que informam o lugar mais próximo onde se pode obter ajuda.
Essa iniciativa se soma aos muitos espaços dedicados às mulheres já há alguns anos. Algumas marcas promovem palestras e networking, outras organizações criam lounges inteiros. Neste ano, o principal deles me deixou com mixed feelings: de um lado, um espaço para palestras e discussões importantes. De outro, um lugar onde mulheres podem fazer cabelo e maquiagem (e fazer uma foto profissional, que pouquíssimas fazem), experimentar sapatos de uma marca de luxo, ganhar brindes como bolsas e chapéus – o que é divertido, mas não deixa de perpetuar certo estereótipo, não é mesmo?
São poucas as iniciativas que vejo aqui que de fato instrumentam mulheres a terem as conversas necessárias e difíceis no ambiente de trabalho. Por isso, me orgulhou especialmente neste ano ver as brasileiras do coletivo More Grls virem ao Palais para fazer um workshop que vai justamente nesta direção. O tema, essencial para qualquer mulher hoje em dia: “Saiba seu Valor – um playbook de negociação para mulheres na indústria criativa”.
Fui lá ver e saí com meu caderninho cheio de anotações que pretendo por em prática logo menos. Até porque com mais dinheiro a gente compra coisas melhores do que os brindes que ganha nos outros lugares, não é mesmo?
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