A publicidade é política. Nossa presença Trans em Cannes também • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

A publicidade é política. Nossa presença Trans em Cannes também

Juntos construímos uma visão de futuro para diversidade e inclusão na indústria criativa

por Stephan Malulei / Supervisor de Dados da Publicis Brasil
Capa - A publicidade é política. Nossa presença Trans em Cannes também
Imagem: Agê Barros (via AI)

Estar em Cannes Lions 2025 foi algo que jamais imaginei que pudesse acontecer. Como pessoa trans e profissional da área de dados, participar do maior festival de criatividade do mundo parecia algo distante.  

Fui um dos selecionados pelo programa OcupaTrans, com apoio da Publicis Brasil, para vivenciar essa experiência de perto. Mas, mais do que um momento pessoal marcante, estar ali foi também um gesto coletivo e político. Porque ocupar espaços onde pessoas trans quase nunca aparecem não se resume à representatividade: é sobre transformação.  

Segundo o Meio & Mensagem, apenas 0,2% das pessoas que atuam nas agências brasileiras se identificam como trans, e o número de participação em cargos decisórios é ainda menor. Isso evidencia uma questão estrutural grave. Por isso, viver Cannes com um crachá, participando de debates, fazendo perguntas e trocando experiências com pessoas do mundo inteiro foi tão importante.  

Entre os momentos mais marcantes do festival, destaco dois encontros que refletem o presente e o futuro da nossa indústria. O painel “New Creative Frontier: AI as Muse & Marketer?!” com Arthur Sadoun, CEO da Publicis Groupe e Shantanu Narayen, CEO da Adobe, trouxe reflexões valiosas sobre como a inteligência artificial está moldando o processo criativo, ampliando fronteiras na personalização, colaboração e storytelling. Um tema especialmente relevante para quem, como eu, atua na área de dados.  

 People, Person, Adult, FemAle, Woman, Male, Man, Accessories, Glasses, Groupshot, Clothing, Footwear, Shoe, Shorts, Bag, Handbag, face, Head, Photography, Portrait
Divulgação

Outra ocasião que me impactou foi o meet-up “Creativity as Resistance”, liderado por Andre Gray, Chief Activation Officer da Havas Lynx NY. Juntos, construímos uma visão de futuro para diversidade e inclusão na indústria criativa. Em tempos de retrocessos globais na pauta DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), pensar estratégias de resiliência se torna fundamental. Esse encontro proporcionou ferramentas práticas e conexões reais para seguirmos em frente.  

Este ano, o festival reafirmou seu compromisso com a ERA (Equidade, Representatividade e Acessibilidade), um aspecto que considero fundamental. Garantir que a criatividade global seja plural não pode ser apenas um tema de painel — precisa se refletir em premiações, liderança e contratações.  

A premiação de Creative Data também foi um destaque. Apesar das polêmicas, ficou claro que o uso ético, estratégico e criativo dos dados pode impulsionar campanhas de impacto verdadeiro. Dados precisam ser autênticos, e a criatividade, contextualizada. Nesse cruzamento, surgem ideias que realmente transformam.  

Volto do festival com a cabeça cheia de ideias e o coração transbordando de gratidão. Mas, principalmente, com a certeza de que estar em Cannes foi uma ação política e renovador, uma oportunidade de refletir nossas vivências, nossos dados, nossas pautas e a urgência de uma publicidade mais ética, mais humana e mais verdadeira.



O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions é o maior evento global da indústria criativa de mídia, comunicação e publicidade. A edição 2025 será realizada de 16 a 20 de junho. Acompanhe a cobertura B9, apresentada por Globo, no canal b9.com.br/canneslions e no nosso Instagram.
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Image by B9/VE

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Política de Privacidade

Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade