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Lacta contrata Selton Mello para vender chocolate como “solução para tudo”

“Isso Pede um Lacta” transforma momentos banais em oportunidades de consumo, apostando em gatilhos comportamentais ao invés de apelo emocional

por Carlos Merigo

A Lacta decidiu que o problema da vida moderna tem uma solução de 30 gramas: chocolate. A nova campanha com Selton Mello, criada pela DAVID São Paulo, propõe que praticamente qualquer situação do dia “pede um Lacta” – do pós-almoço ao término de uma tarefa chata. É a behaviorização do consumo embalada em papel laminado.

A marca abandonou a estratégia tradicional de associar chocolate a momentos especiais e foi direto ao ponto: quer criar gatilhos de consumo automático. Terminou o almoço? Lacta. Pausou a série? Lacta. Brigou com alguém? Lacta.

Por que importa: Enquanto concorrentes ainda apostam em storytelling emocional e datas comemorativas, a Lacta espera criar micro-momentos de consumo. É marketing comportamental disfarçado de campanha feel-good – e provavelmente vai funcionar.

A estratégia em três atos:

  1. Pequenas vitórias = Recompensa com chocolate
  2. Conflitos cotidianos = Reconciliação com chocolate
  3. Pós-refeição = Sobremesa com chocolate

Selton Mello foi escolha certeira: tem credibilidade para vender a ideia sem parecer forçado. O ator consegue fazer “preciso de um chocolate depois dessa reunião” soar como conselho de vida, não propaganda.

O investimento é sério: TV aberta em horário nobre, streaming (Netflix, Prime, Globoplay), cinema, out-of-home e até patrocínio do Porchat. A Mondelēz está apostando alto em tornar Lacta sinônimo de “pausa” – como Coca-Cola fez com “sede” e McDonald’s com “fome rápida”.

Flávia Arruda, gerente de marketing, resume: “Queremos que lembrem de Lacta nos momentos em que sentirem que dá para deixar a situação melhor”.

A jogada mais inteligente: Ao invés de competir com chocolates premium em ocasiões especiais, a Lacta está mirando no consumo diário. É mais fácil vender 7 barras por semana para “momentos Lacta” do que uma caixa cara no Dia dos Namorados.

O timing calculado: Campanha vai até outubro, cobrindo inverno (quando consumo de chocolate aumenta naturalmente) e preparando terreno para vendas de fim de ano. São 4 meses condicionando o público a associar micropausas com chocolate.

A pergunta incômoda: Será que precisamos mesmo de mais gatilhos de consumo na vida? A campanha é tecnicamente brilhante – transforma ansiedade moderna em oportunidade de venda. Mas também normaliza a ideia de que todo desconforto emocional tem solução no açúcar.

Por outro lado, se você já ia comer chocolate de qualquer jeito, pelo menos agora tem Selton Mello validando sua escolha. E convenhamos: depois de ler sobre mais uma campanha que gamifica a vida cotidiana por aqui, isso definitivamente pede um Lacta.

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