Crises climáticas, desigualdades e a busca por bem‑estar financeiro criaram o ambiente perfeito para soluções baseadas na colaboração. É nesse contexto que o cooperativismo se reinventa - um upgrade do sistema cooperativo praticado pelo Sicredi há mais de 120 anos, agora potencializado pela inovação social.
Para entender como a lógica do “ganha-ganha” pode virar motor de uma economia mais resiliente, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com presença física em mais de 1600 cidades, convidou a Box1824 para investigar o futuro do cooperativismo.
| Catalisador | Por que importa? | Como o Sicredi já se move |
| Espírito coletivo | Pessoas querem pertencer, cocriar soluções e dividir resultados. | Mais de 7 milhões de associados participam das decisões e recebem distribuição de sobras anuais. |
| Emergências do planeta | A agenda climática deixou de ser opcional — regenerar ecossistemas virou necessidade moral e econômica. | R$ 34,2 bi direcionados a produtos e projetos de economia verde (2023). |
| Finanças & bem‑estar | A saúde financeira está diretamente ligada à saúde mental e física. | Programas de educação financeira já impactaram +20 milhões de pessoas em todo o país. |
“É sobre adotar uma nova economia, não apenas novos modelos de negócio.”
John Elkington, o pai da sustentabilidade, criador do Triple Bottom Line
👉 Quer saber mais sobre o impacto do cooperativismo e como você pode fazer parte desse movimento? Então acesse o link e baixe o report completo.
👉 Siga @sicredi no Instagram para conhecer mais sobre o cooperativismo e os seus benefícios.
Em 2005, enquanto o mundo ainda tateava os limites da internet e o YouTube engatinhava, um monitor de 11 quilos…
A Netflix publicou os spoilers de 35 de seus títulos de 2025. Finais, reviravoltas, mortes, vencedores de reality shows... tudo…
O Papai Noel que se cuide, porque o Natal do Magalu decidiu ser 100% brasileiro. A varejista estreou sua campanha…
A OpenAI lançou o GPT Image 1.5, nova versão de seu gerador de imagens. O modelo promete ser até quatro…
Esqueça os comerciais de brinquedos da sua infância. A Supercell decidiu vender seus novos power-ups com uma viagem no tempo…
Esqueça os ursos, os roteiristas malucos e o humor ácido. A BETC e o Canal+, parceiros há mais de 30…