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Peugeot liberta bonequinhos de semáforo para test drive em campanha que seria da Jeep

Personagens 2D viram 3D com LEDs reflexivos; CMO da Stellantis diz que conceito "se encaixava melhor" com Peugeot que com Jeep

por Carlos Merigo

Peugeot transformou personagens de semáforo em protagonistas 3D que escapam da vida bidimensional para dirigir E-208 em nova campanha. Criada pela Highdive e produzida por Accenture Song, filme mostra figuras verdes e vermelhas trabalhando em equipe – um acelera, outro dirige, terceiro mexe no painel. Conceito foi originalmente proposto para Jeep mas Olivier François, CMO da Stellantis, achou que combinava melhor com Peugeot.

Por que importa: Campanha revela dinâmica criativa incomum na Stellantis – ideias migram entre marcas do portfólio conforme adequação. É estratégia que maximiza conceitos criativos em conglomerado com 14 marcas.

Nathan Monteith, diretor criativo da Highdive, explicou premissa em entrevista para AdAge: “Personagens de semáforo olham para o novo Peugeot o dia todo mas nunca sentem a emoção de dirigir um. Achamos que era hora disso mudar.”

Produção incluiu:

  • Filmagem de modelos físicos luminosos para capturar reflexos reais no carro
  • 7 semanas de efeitos visuais com revisões a cada 3 dias
  • Coreografia sutil para mostrar “primeira vez fora da caixa”
  • Equilíbrio entre graciosidade e imperfeição proposital

Histórico de ideias migratórias: François revelou que sucesso do Super Bowl 2020 “Groundhog Day” com Bill Murray para Jeep Gladiator foi originalmente proposto para Ram Trucks. “Tudo se resume a produto, timing e ethos da marca”, explicou.

Distribuição estratégica: Campanha foi feita para mercados europeus mas tem direitos mundiais – qualquer mercado pode adotar se escolher, segundo porta-voz da Stellantis.

Contexto histórico: Bonequinhos de semáforo são recurso recorrente em publicidade. Snickers fez gangue de personagens em 2007 com Impact BBDO dos Emirados Árabes. Diferencial aqui é transformação completa de 2D para 3D com narrativa emocional.

A real? Conceito é charmoso mas revela realidade corporativa interessante – na Stellantis, criatividade é commodity que flui entre marcas. Jeep não quis, Peugeot pegou. É pragmatismo que faz sentido em conglomerado mas pode diluir identidade de marca.

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