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Antonio Banderas pede gyoza e recebe Goya no Uber Eats: quadro vira caos espanhol

Ator mancha obra com vinho e é preso por roubo em campanha da Ogilvy; filme tem easter eggs de pinturas clássicas

por Carlos Merigo

Uber Eats lançou na Espanha uma campanha com Antonio Banderas pedindo gyozas mas recebendo quadro de Goya por erro. No filme da Ogilvy, ator tenta devolver obra mas mancha com vinho, deixa no museu e é preso como ladrão. Campanha “Pide Casi Casi de Todo” inclui referências a obras icônicas do artista espanhol: “3 de maio de 1808”, “O Cão”, “A Maja Vestida” e piada com restauração fracassada do “Ecce Homo”. Direção de Damien Shatford, com produção da Biscuit/Roma.

Por que importa: Uber Eats usa patrimônio cultural espanhol como piada para dizer que entrega “quase, quase tudo”.

Gianluca Benincasa, head de marketing Uber Eats sul da Europa, justificou: “Conceito ‘casi casi de todo’ nos dá liberdade de jogar com situações que brincam com o impossível mas falam do valor diferencial da plataforma.”

Campanha 360º inclui TV, VOD, outdoor, digital. Uber Eats quer mostrar que entrega compras desde “supermercados até floriculturas”, não só comida. Uma estratégia que o iFood tem perseguido aqui no Brasil.

A real? Uber Eats encontrou jeito esperto de mostrar variedade sem listar categorias chatas. Goya/gyoza é piada visual que funciona em qualquer idioma. Banderas perfeito para papel – espanhol icônico que pode brincar com patrimônio nacional.

Celebridades: Marca tem histórico consistente de usar estrelas em situações absurdas. Esta semana, Bradley Cooper defendeu NFL de conspiração de que futebol existe só para vender comida, seguindo Javier Bardem que estava “cansado de ser vilão”. No Reino Unido, Jude Law foge de encontros românticos pedindo delivery. Só pra ficar em três exemplos recentes. Estratégia global é mesma: celebridade A-list + situação bizarra + auto-paródia = viralização. Banderas com Goya segue fórmula testada mas adiciona camada cultural local.

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