TEDxTransmedia 2010

por Daniel Sollero

No final do mês passado aconteceu o TEDx Transmedia, como imagino que todos que lêem o Brainstorm #9 saibam o que é o TED, não vou explicar nada a respeito, ok? Se estiver curioso para saber o que é o TED entre no site e aproveite. TEDx são conferências independentes e com os mais diversos temas como TEDx São Paulo, Sudeste e por aí vai.

O TEDx Transmedia aconteceu em Genebra, na Suíça e teve palestrantes de várias partes do mundo. O tema da conferência era DARE (ousar) e cada palestra associava esse tema a algum outro Dare to engage, dare to play entre outros. Inicialmente era para já ter acontecido em Abril só que com a erupção do vulcão na Islândia, foi adiado para 30 de setembro. Eu demorei para publicar esse texto porque estava esperando os vídeos serem publicados para que vocês tivessem a oportunidade de assistir e tirar as suas conclusões.

Apenas três brasileiros compareceram ao evento: eu, o Pedro Tourinho que trabalha na produção do Legendários na Rede Record e o Marcelo Vial, amigo e diretor da iChimps. Para deixar tudo mais interessante, havia a possiblidade de fazer um workshop com Jeff Gomez, o cara que fez projetos transmedia em várias franquias como Hot Wheels, Transformers, Avatar, Piratas do Caribe entre outros. Perfeito.

O video de apresentação do TEDx foi bacana e logo de cara aparecem imagens do TEDx São Paulo e um membro da produção com a camisa da colmeia. Juro que fiquei orgulhoso. Principalmente por que eram as melhores imagens do vídeo de apresentação. Brasileiros fazendo um belo trabalho reconhecido é sempre legal de ver.

Na minha opinião, as palestras que mais se destacaram foram a do Jeff Gomez (vídeo logo abaixo), que fez uma apresentação bastante pessoal e que claramente o deixou emocionado (no dia seguinte ele falou que não se lembrava direito dessa apresentação. Acho que o fato da filha dele de 6-7 anos estar presente deve ter influenciado), a do Christopher Sandberg da TheCompanyP e seus cases sensacionais e longos, a do Dan Hon da W+K falando sobre ARGs, criticando o que para ele virou uma fórmula dos ARGs e deixando um desafio bem interessante no final e a curta palestra da escritora inglesa Alison Norrington. Todas essas foram baseadas na experiência de quem já fez projetos transmedia mas claro que palestras como a de Christy Dena cuja tese de Doutorado foi em Transmedia, Stephen Dinehart e Ian Ginn também tiveram excelentes insights.



Outras apresentações interessantes mas fora do foco do evento foram as palestras do Frederic Kaplan e seu QB-1, Simon Harrop que falou de sensory marketing, o editor da Wired UK, David Rowan e suas assustadoras estatísticas sobre jornalistas no mundo e a maneira que Sietse Bakker achou para incomodar a EBU.

Uma coisa que notei foi que nós não estamos atrás do resto do mundo. Acho que, excluindo Hollywood (ok, EUA) todos estão mais ou menos no mesmo nível e batalhando contra os mesmos argumentos e medos. Transmedia tem um conceito sensacional e racional mas na hora fazer essa operação é que as coisas mudam um pouco e acabam caindo na maioria das vezes. Geralmente o medo e o budget são os culpados. OK. Acontece. E no mundo inteiro.

O curioso é que eu fui preparado para um evento e o TEDxTransmedia foi algo completamente diferente. Não me desapontou em nada mas eu tive que ajustar a minha expectativa. Imaginei que seria como os milhares de eventos de comunicação e não foi. Era algo mais voltado para apresentar novas idéias, conceitos e inspirar a platéia e não focado em cases/video-cases com números e egos inflados. Mas como todo evento, teve seus altos e baixos. Apresentações frias em um evento que, teoricamente, deveria nos inspirar ou pelos menos nos incomodar realmente parecem um erro. Mas tudo bem. As que valeram a pena foram sensacionais.

Enfim, os vídeos estão aqui nesse post e vocês podem tirar suas próprias conclusões do conteúdo do evento mas vale dizer que o papo nos intervalos também foi super válido e gerou um grupo de estudos com pessoas do Brasil, Inglaterra, Finlândia e França e que tem como objetivo desenvolver um projeto transmídia colaborativo. Quando tiver mais notícias desse projeto eu faço um post por aqui.

Compartilhe: