TEDxTransmedia 2010 • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

TEDxTransmedia 2010

por Daniel Sollero

No final do mês passado aconteceu o TEDx Transmedia, como imagino que todos que lêem o Brainstorm #9 saibam o que é o TED, não vou explicar nada a respeito, ok? Se estiver curioso para saber o que é o TED entre no site e aproveite. TEDx são conferências independentes e com os mais diversos temas como TEDx São Paulo, Sudeste e por aí vai.

O TEDx Transmedia aconteceu em Genebra, na Suíça e teve palestrantes de várias partes do mundo. O tema da conferência era DARE (ousar) e cada palestra associava esse tema a algum outro Dare to engage, dare to play entre outros. Inicialmente era para já ter acontecido em Abril só que com a erupção do vulcão na Islândia, foi adiado para 30 de setembro. Eu demorei para publicar esse texto porque estava esperando os vídeos serem publicados para que vocês tivessem a oportunidade de assistir e tirar as suas conclusões.

Apenas três brasileiros compareceram ao evento: eu, o Pedro Tourinho que trabalha na produção do Legendários na Rede Record e o Marcelo Vial, amigo e diretor da iChimps. Para deixar tudo mais interessante, havia a possiblidade de fazer um workshop com Jeff Gomez, o cara que fez projetos transmedia em várias franquias como Hot Wheels, Transformers, Avatar, Piratas do Caribe entre outros. Perfeito.

O video de apresentação do TEDx foi bacana e logo de cara aparecem imagens do TEDx São Paulo e um membro da produção com a camisa da colmeia. Juro que fiquei orgulhoso. Principalmente por que eram as melhores imagens do vídeo de apresentação. Brasileiros fazendo um belo trabalho reconhecido é sempre legal de ver.

Na minha opinião, as palestras que mais se destacaram foram a do Jeff Gomez (vídeo logo abaixo), que fez uma apresentação bastante pessoal e que claramente o deixou emocionado (no dia seguinte ele falou que não se lembrava direito dessa apresentação. Acho que o fato da filha dele de 6-7 anos estar presente deve ter influenciado), a do Christopher Sandberg da TheCompanyP e seus cases sensacionais e longos, a do Dan Hon da W+K falando sobre ARGs, criticando o que para ele virou uma fórmula dos ARGs e deixando um desafio bem interessante no final e a curta palestra da escritora inglesa Alison Norrington. Todas essas foram baseadas na experiência de quem já fez projetos transmedia mas claro que palestras como a de Christy Dena cuja tese de Doutorado foi em Transmedia, Stephen Dinehart e Ian Ginn também tiveram excelentes insights.



Outras apresentações interessantes mas fora do foco do evento foram as palestras do Frederic Kaplan e seu QB-1, Simon Harrop que falou de sensory marketing, o editor da Wired UK, David Rowan e suas assustadoras estatísticas sobre jornalistas no mundo e a maneira que Sietse Bakker

achou para incomodar a EBU.

Uma coisa que notei foi que nós não estamos atrás do resto do mundo. Acho que, excluindo Hollywood (ok, EUA) todos estão mais ou menos no mesmo nível e batalhando contra os mesmos argumentos e medos. Transmedia tem um conceito sensacional e racional mas na hora fazer essa operação é que as coisas mudam um pouco e acabam caindo na maioria das vezes. Geralmente o medo e o budget são os culpados. OK. Acontece. E no mundo inteiro.

O curioso é que eu fui preparado para um evento e o TEDxTransmedia foi algo completamente diferente. Não me desapontou em nada mas eu tive que ajustar a minha expectativa. Imaginei que seria como os milhares de eventos de comunicação e não foi. Era algo mais voltado para apresentar novas idéias, conceitos e inspirar a platéia e não focado em cases/video-cases com números e egos inflados. Mas como todo evento, teve seus altos e baixos. Apresentações frias em um evento que, teoricamente, deveria nos inspirar ou pelos menos nos incomodar realmente parecem um erro. Mas tudo bem. As que valeram a pena foram sensacionais.

Enfim, os vídeos estão aqui nesse post e vocês podem tirar suas próprias conclusões do conteúdo do evento mas vale dizer que o papo nos intervalos também foi super válido e gerou um grupo de estudos com pessoas do Brasil, Inglaterra, Finlândia e França e que tem como objetivo desenvolver um projeto transmídia colaborativo. Quando tiver mais notícias desse projeto eu faço um post por aqui.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Dave Goudreau on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro