“I Voted”: O projeto do Foursquare para as eleições nos Estados Unidos

por Carlos Merigo

Aqui no Brasil, como você bem sabe, somos obrigados por lei a votar. Mas nos Estados Unidos os eleitores precisam ser incentivados a sair de casa para colaborar no processo democrático. Todo tipo de iniciativa de conscientização, principalmente se voltada para os jovens, é vista com bons olhos por lá.

O Foursquare, assim como já fez o Gowalla, resolveu participar das eleições norte-americanas com um projeto que visa encorajar o envolvimento cívico, aumentar a transparência da votação e se preparar para algo ainda maior na disputa da presidência em 2012.

O “I Voted”, além de oferecer uma badge temática para quem fizer check-in em um dos locais de votação, ainda vai acompanhar a movimentação nas urnas através de um data visualization em HTML5. Será possível saber quais os colégios eleitorais mais ativos, e ainda o perfil dos eleitores que utilizarem o Foursquare no dia.

O site entra em funcionamento no dia da votação, 2 de novembro. A criação é da agência JESS3, especializada em tratar informação e dados como design.

Foursquare Voted Election

Compartilhe: