SuperBowl 2005: "Top Ten" by FedEx • B9

SuperBowl 2005: “Top Ten” by FedEx

por Carlos Merigo
Capa - SuperBowl 2005: “Top Ten” by FedEx

Todo ano em época de SuperBowl, eu recebo vários e-mails pedindo pelos comerciais veiculados durante o intervalo do jogo. Não posto todos aqui, pois geralmente a maioria dos anúncios é pouco interessante, coisa pra americano mesmo e nada mais.

Porém, vez ou outra surgem verdadeiras pérolas no meio de tanta bobagem. Aqui no Brainstorm #9 você já conferiu, por exemplo, o clássico “Monkey Dance” da E*trade. Um devorador de prêmios e considerado um dos melhores filmes exibidos no SuperBowl, junto com o “1984” da Apple.

Esse ano também tivemos uma grata surpresa: o comercial “Top Ten” criado pela BBDO de Nova York para a FedEx. Assim como o macaco que dança “La Cucaracha” criado pela TBWA, este anúncio da FedEx é genialmente irônico por um simples motivo: ele tira sarro do próprio intervalo comercial em que é exibido.

Como todos sabem, o intervalo do SuperBowl tem o segundo mais caro do mundo para o mercado publicitário. Para veicular um anúncio de 30 segundos, paga-se em torno de 2 milhões de dólares. Esse valor, muitas vezes é a verba de campanha de um ano inteiro para muitos anunciantes, então imagine gastá-lo apenas em uma única exibição.

É por toda essa aura de absurdo e megalomania em torno dos comerciais do SuperBowl, que fazer piada com o fato rende momentos impagáveis no mercado publicitário. E, devido a isso, o “Top Ten” da Fedex é definitivamente o melhor anúncio exibido durante o futebol americano esse ano.

Ele começa com um apresentador dizendo que a Fedex quer ser escolhida pelo melhor comercial do SuperBowl 2005, e para isso eles irão utilizar 10 fatores que “todo mundo acha necessário” para que um anúncio tenha sucesso no evento.

O primeiro deles é ter uma celebridade, no caso aqui é o ator Burt Reynolds. Depois um animal, que de preferência dance e fale. Uma criancinha bonitinha também cai bem, bem como chutes no saco e mulheres atraentes. Depois vem a mensagem sobre o produto (que pode ser opcional), uma canção pop famosa e pra fechar um final bônus.

Pronto. São os 10 fatores “indispensáveis” para um comercial digno de SuperBowl. Mais irônico e engraçado do que isso, impossível. Pode-se dizer que conseguiram com louvor atingir o que queriam: criar o melhor anúncio do evento.

E porque isso? Simplesmente porque entraram na brincadeira. Tiram sarro das próprias idiotices exibidas no SuperBowl. Não quiseram apenas falar de um produto ou serviço diretamente, algo que nem atinge o consumidor mais.

O que importa é divertir, marcar. Em nenhum momento o anúncio fala que a Fedex lhe oferece o mais rápido serviço de entregas, mas aposto que no dia seguinte a expressão era: “Você viu aquele comercial da Fedex?”

Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MPG. O arquivo tem 3.53 MB.

Já falei diversas vezes sobre isso aqui no Brainstorm #9, mas repito: nos dias de hoje um comercial deve ser entretenimento. O intervalo publicitário compete com o programa de televisão, com filmes de Hollywood, com vinhetinhas engraçadas, com apresentadores famosos e afins. Por isso, ele deve ser tão ou mais divertido do que todo o resto se quiser fazer barulho.

Acabou aquela velha fórmula de: vamos falar dos benefícios, mostrar um packshot do produto e colocar o telefone bem grande no final. Os tempos mudaram, e com a imensa quantidade de informações e ofertas que recebemos diariamente, as mensagens passam desapercebidas se não souberem fisgar o consumidor de uma forma diferenciada.

Não é preciso ir muito longe para ter exemplos disso. Navegando pelo arquivo do Brainstorm #9 você vai encontrar dezenas de anúncios conectados a esse conceito, de entreter e atrelar sua marca a algo memorável, que não queira apenas enfiar um produto goela abaixo de quem assiste. Você pode começar pelo “Waterboy” da Evian. O resto é por sua conta, é só clicar.

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