Desert Island
“Náufrago” é sem dúvida alguma um filme maravilhoso. Com mais uma interpretação emocionante de Tom Hanks e a direção sempre competente de Robert Zemeckis, a obra ficou ainda mais marcada na mente dos espectadores por causa da relação entre o personagem Chuck Noland (Hanks) e a bola Wilson.
Eu particularmente não me esqueço dessa cena, em que num total ato de desespero ele cria um amigo imaginário numa bola de vôlei e a trata como se fosse um ser humano. E como fantástico recurso dramático que é essa relação, aos poucos passamos a nos importar com a bola como se ela tivesse vida e sentimentos.
No filme, o personagem de Tom Hanks é um funcionário da Fedex (Federal Express), um serviço de entrega de encomendas bastante conhecido, inclusive no Brasil. Quando o avião cai e Chuck Noland se encontra perdido numa ilha deserta, ele ainda consegue recuperar diversas caixas.
Durante todo o tempo que passa na ilha, Chuck pensa em abrir as caixas, mas nunca chega a fazê-lo, já que vive na esperança de um dia poder entregá-las aos seus destinatários, pois sua firma não pode falhar.
Um comportamento que pode parecer inverossímil diante de alguém que se encontra perdido e sem nada numa ilha, mas que é plenamente plausível por vermos em Chuck um cronômetro ambulante, uma pessoa que vive escrava do relógio e da excelência no trabalho.
Porém, no meio de todo esse drama, os criativos da BBDO New York enxergaram uma ótima piada e um excelente anúncio. Para quem? Para a própria Fedex, é claro.
No comercial vemos um homem com cabelos e barba enorme, até bastante parecido com o que Tom Hanks se transforma em o “Náufrago”. Com uma encomenda nas mãos, ele toca a campainha de uma casa, e uma mulher atende.
Ele diz: “Olá, eu fiquei perdido numa ilha durante oito anos com este pacote, e eu jurei que o entregaria a você, por que eu trabalho para a Fedex.”
A mulher agradece, mas o homem pergunta: “A propósito, o que tem na caixa?”. E ela responde: “Ah, nada importante, apenas um telefone celular, um localizador GPS, isca para peixe, um purificador de água e sementes. Só coisas bobas. Obrigada novamente, continue com o bom trabalho.”
Excelente. Impossível não se divertir com a situação, uma peça muito bem humorada. Ainda mais para quem assistiu o filme e se lembra tudo o que Chuck Noland sofre na ilha durante longos anos: sem comida, sem água, sem ter como pescar e tentando em vão estabelecer contato com alguém.
Intitulado de “Desert Island”, o anúncio foi vencedor do Andy Awards 2003, levou Bronze no Clio Awards 2003, esteve no shortlist do Festival de Cannes 2003 e levou Medalha de Ouro no Festival de Nova York 2004.
Clique aqui (botão direito, “Salvar destino como…”)
para fazer o download do filme em formato .mov. O arquivo tem 3.29 MB.
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