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Um caso de amor entre um abridor e uma garrafa

por Carlos Merigo

Anúncios de cervejas brasileiras são em sua maioria um tanto quanto bobos. Tirando raras excessões, como a campanha da Bohemia, da Brahma Light e, principalmente, todo material de divulgação da maravilhosa Original, da Antartica, o resto chega a ser irritante.

Que devem funcionar com seus respectivos públicos-alvo, eu não discuto, pois certamente nínguem estaria investindo na fórmula sem o retorno esperado. Porém, a qualidade da grande maioria é muito questionável.

Entretanto, não é o que acontece com as campanhas das cervejarias estrangeiras. Todo o material do néctar irlandês Guinness é maravilhoso, desde os tempos em que o mundo é mundo, aliás, logo vou falar dela aqui nesse blog. Os anúncios da Stella Artois, De Beers, Budweiser e etc, são em sua maioria excelentes.

Hoje trago aqui uma campanha da Heineken que considero ótima e muito peculiar. Intitulada de “The Bottle Opener Campaign”, os anúncios dessa série mostram uma perspectiva bastante incomum e inesperada de amor por essa cerveja holandesa.

Criada pela filial de Cingapura da agência Bates, toda a campanha foca na relação entre um abridor de garrafas e uma Heineken. De forma bem humorada, o conceito representa o desejo e a paixão do abridor pela cerveja, como forma de mostrar a nossa própria vontade.

A Heineken é um marca conhecida mundialmente, mas faltava um posicionamento consistente na sua linha de comunicação. O desafio da campanha foi criar uma linguagem universal e única, sempre se aproximando do público jovem. O slogan utilizado em toda a ação foi: “It Could Only Be Heineken” (Só podia ser Heineken).

A peça que mais gosto dessa campanha é a que mostra o abridor a espreita num beco, esperando para atacar a garrafa de Heineken. A de todos os abridores na delegacia, com o reflexo de uma Heineken identificando o suspeito, também é excelente.

Os anúncios foram todos veiculados no ano 2000, e sem dúvida, podemos considerar um case de sucesso da Heineken.

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