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Microsoft dispensa Seinfeld, mas promete iniciar uma guerra publicitária

por Carlos Merigo

A Microsoft e a Crispin Porter + Bogusky dizem que tudo faz parte do plano, que tudo já estava decidido desde o início, mas a verdade é que ninguém sabe se o que cliente e agência chamam de “segunda fase da campanha”, não seria de fato uma maneira de corrigir o que não teve efeito até agora.

Após tanto hype, um cachê de 10 milhões de dólares e apenas dois comerciais, Jerry Seinfeld deixará de ser o protagonista do grande movimento publicitário da Microsoft para responder as provocações da Apple, segundo informa matéria no NY Times.

Aliás, se antes a empresa fundada por Bill Gates negava que queria bater de frente com a maçã de Steve Jobs, agora, com a tal “segunda fase da campanha”, parece que vão assumir uma posição mais firme, até porque pesquisas indicaram a baixa relevância dos primeiros comerciais.

A CP+B diz que os dois filmes com Seinfeld foram só teasers, e que agora é que o conceito “Windows. Life without walls,” começará a ser propagado de verdade. O comercial que irá ao ar nesta quinta-feira se apropria de um estereótipo criado pela própria Apple, e mostrará um engenheiro da Microsoft dizendo: “Hello, I’m a PC”.

Apple Vs. Microsoft

Bill Gates fará uma participação especial, assim como a atriz Eva Longoria, o autor Deepak Chopra e o cantor Pharrell Williams. Não, nada de Seinfeld dessa vez. De qualquer forma, as estrelas de verdade serão usuários de PC, de cientistas a estilistas, de professores a engenheiros, que se colocarão como orgulhosos fãs de Windows.

A Microsoft espera responder de maneira inteligente as provocações da Apple, e mostrar que por trás da caricatura do PC existem pessoas com suas próprias histórias. Já a CP+B quer tornar cultura popular as discussões geradas pelos comerciais, assim como foi com Coca-Cola vs. Pepsi.

Como amostra de que agora a campanha começa de verdade, além do comercial na televisão também serão veiculados anúncios impressos, outdoors e um novo site lifewithoutwalls.com

. A ação online pedirá aos usuários de Windows que enviem fotos e vídeos para demonstrar como eles, também, são PCs.

Algumas dessas fotos e clipes serão selecionados para aparecer em um painel eletrônico em Times Square, a partir de sexta-feira até o dia 13 de outubro. Outra parte do conteúdo enviado pelas pessoas será parte de banners online da Microsoft.

Se tudo já estava nos planos não dá para afirmar, até porque ficou claro que o resultado das primeiras tentativas foi frustrante, mas parece que agora a guerra vai começar de verdade. Também não se sabe se Seinfeld vai voltar em algum momento da história, ou se tudo isso não passa de uma estratégia para gerar ainda mais buzz.

Assim que o novo filme for ao ar, publicarei aqui no blog. Fique de olho.

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