Behind The Brains: FlashForward • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Behind The Brains: FlashForward

por Carlos Merigo

FlashForward

Se “Lost” se transformou em um fenômeno mundial de mídia e entretenimento, e já tem até data de aposentadoria definida, o que o mercado vai colocar em seu lugar? É óbvio que a ABC, emissora de “Lost”, já pensou nisso muito antes de decidir o fim de sua série líder de audiência. Nos mesmos moldes, estilo, grandes nomes da indústria e hype, anunciaram no final do ano passado a produção de “FlashForward”.

Você já deve ter lido diversas notícias sobre a série, que inclusive será bombada pela ABC agora na 40º Comic Con, no fim do mês. Porém, entre as dúvidas se existe algo com potencial de substituir “Lost”, vale olhar mais a fundo as mentes por trás da nova produção, que tem estréia marcada para o próximo dia 24 de setembro em horário nobre nos Estados Unidos.

“FlashForward” é inspirada pelo livro homônimo de Robert J. Sawyer, escritor canadense considerado um dos grandes nomes da ficção científica na atualidade. Publicada em 1999, a história contada por Sawyer envolve um acidente no CERN (Organização Européia para a Investigação Nuclear) com o LHC (Grande Colisor de Hádrons), que deixa toda a raça humana inconsciente durante 2 minutos e 17 segundos. Nesse período desacordadas, as pessoas tem visões de cenas em até 21 anos no futuro.

FlashForwardO ator Joseph Fiennes e Robert J. Sawyer nas gravações de FlashForward

Além dos acidentes envolvendo veículos e aviões nesses pouco mais de dois minutos de apagão, que fizeram quase 40 milhões de vítimas, o futuro passa a assombrar as pessoas, já que grande parte da humanidade previu cenas que não gostaria de ver. Nesse universo, Robert J. Sawyer discute temas como livre-arbítrio vs. destino, esperança vs. realidade, paradoxo temporal da causa e efeito, etc.

Quase todos os trabalhos do escritor tem uma missão: combinar a intimidade humana com o grandioso universo cósmico. Grandes idéias e noções misturadas com histórias pessoais, que se transformam em ficção científica com diversos níveis de abordagem. A inspiração de Sawyer veio dos três problemas fundamentais da metafísica definidos pelo filósofo alemão Immanuel Kant: “Existe vida após a morte?”, “Deus existe?” e “Nós temos livre-arbítrio?”

O autor já abordou as duas primeiras questões em seus livros anteriores “The Terminal Experiment”, de 1995, e “Calculating God”, publicado em 2000. “FlashForward” trata justamente da terceira pergunta, tentando responder através da física e de mecânicas quânticas o que é verdadeiro: destino ou vontade própria.

FlashForwardCena do piloto de FlashForward

A obra literária de Sawyer foi parar nas mãos de David S. Goyer, o roteirista hypado de “Batman Begins” e “The Dark Knight”, e do veterano Brannon Braga, que depois de fazer carreira em diversos spinoff de “Star Trek”, virou o principal roteirista da sétima temporada de “24 Horas”. Os dois são inclusive produtores executivos de “FlashForward”.

Na adaptação para TV, a história vai sofrer algumas mudanças: no livro o protagonista é um físico canadense de 47 anos, na série será o agente do FBI Mark Benford, interpretado por Joseph Fiennes. No livro, as visões do futuro mostram até 21 anos adiante, na série apenas 6 meses.

O piloto de “FlashForward”, já gravado, foi dirigido pelo próprio David S. Goyer, com roteiro de Robert J. Sawyer. De agora em diante, o escritor trabalhará como consultor da série, rediscutindo seus próprios argumentos a cada episódio. Nenhum dos livros de Robert J. Sawyer foi editado no Brasil (ainda), e atualmente ele trabalha na trilogia WWW: “Wake”, “Watch” e “Wonder”, que trata de uma inteligência tecnológica emergente existente na internet.

E “FlashForward”, será que pega? O começo parece promissor, o buzz pelo menos já está garantido, e provavelmente a pergunta “What Did You See?” deve surgir em algum ARG por aí. Abaixo você pode assistir o trailer da série:

| Fontes: Televisonary, Jawbone.TV, Robert J. Sawyer Blog

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro