FIAP 2005: GP de Filme para VH1 :: La Comunidad (Argentina) • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

FIAP 2005: GP de Filme para VH1 :: La Comunidad (Argentina)

por Carlos Merigo

Na última sexta-feira, dia 22, foram divulgados os grandes vencedores do FIAP 2005 – Festival Iberoamericano de Publicidade, a mais importante premiação de propaganda na América Latina.

Na categoria Gráfica, o Grand Prix ficou para a campanha “Bandeiras” da FCB Portugal, aquela que você já viu aqui no Brainstorm #9, já recebeu por e-mail e até já ouviu uma história bizarra envolvendo diplomatas noruegueses e prêmio Nobel de marketing político (gostaria de saber quem é que perde tempo inventando essas lorotas).

Na categoria Filme, a disputa foi mais apertada que conclave para papas. Foram necessárias três rodadas sucessivas de votação para que enfim os jurados entrassem num acordo. O Grand Prix ficou para o anúncio “Reunião de Pais”, integrante de uma ótima campanha criada pela agência argentina La Comunidad para o canal VH1.

Do outro lado da briga estava o comercial “Espantalho” criado pela filial argentina da Lowe, a Agulla & Baccetti, para a Renault. O filme acabou ficando “apenas” com o Ouro na categoria.

O Brasil ficou em segundo lugar no ranking de países do FIAP 2005, com 39 prêmios e nenhum GP. Foram 9 ouros, 10 pratas e 20 bronzes para os trabalhos brasileiros. A Argentina ficou na frente com 65 premiações, sendo 15 ouros, 26 pratas e 24 bronzes, além de 3 GP’s. A Espanha é a terceira colocada, com 38 prêmios e 1 GP.

Mas por outro lado, a Almap BBDO mais uma vez garantiu a posição de agência mais premiada do festival. Os nossos hermanos já estão tão enciumados que houve até contestação sobre um dos prêmios obtidos pela agência de Marcelo Serpa.

Vocês provavelmente se lembram da peça “Lama” criada para a Touareg da Volkswagen, em que uma nova tecnologia de impressão permitia que o leitor limpasse a sujeira do carro com um pequeno lenço. Pois então. Leandro Raposo, diretor de criação da JWT Argentina, levantou suspeitas sobre o anúncio, questionando se havia sido realmente veiculado. A comprovação foi apresentada prontamente pela Almap e a peça garantiu o Ouro na categoria Gráfica.

Mas vamos ao que interessa. Além do filme vencedor do GP, trago aqui os outros dois comerciais da campanha. A idéia daos criativos da agência La Comunidad foi mostrar que a vida de um músico é feita mais do que clipes, do que vídeos musicais.

O vocalista da sua banda preferida, por exemplo, precisa ir na reunião de pais na escola de seu filho. Um rapper também vai a feira e pechincha o preço da maçã. Assim como um cantor latino vai visitar sua avó no asilo de vez em quando. E tudo sobre a vida do seu artista preferido você vai ver no canal VH1.

O engraçado é que para cada tipo de músico, os comerciais mostram os clichês básicos de seus clipes musicais. Fogos de artíficio que explodem para o cara heavy metal, bundas dançando para o rapper e vento na cara do latin lover. No final, entra o título: “Na vida de um músico, existe mais do que vídeos”.

Faça o download dos três comerciais, em formato .MOV, através dos links abaixo: (botão direito – Salvar destino como…)

:: Reunião de Pais (6.18 MB)

:: Feira (4.20 MB)

:: Asilo (4.19 MB)

E para relembrar, no FIAP do ano passado o GP de Filme foi para esse maravilhoso anúncio “Zoo” da Audi criado pela DDB Espanha. Na categoria Gráfica, o GP foi brasileiro, ficou com a campanha da Veja criada pela Almap BBDO.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro