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Symphony

por Carlos Merigo

Certa vez falei aqui no Brainstorm #9, sobre anúncios que pela sua simplicidade são absoluamente geniais. Também disse que não era preciso efeitos de última geração e megalomania hollywoodiana para se passar um conceito com clareza e impacto.

Porém, devo dizer que não sou contra o uso de efeitos especiais. Pelo contrário, adoro anúncios com uma super produção, desde que ela não seja gratuita. Pois acredito que um comercial deve ser bom pela sua idéia, e não simplesmente por usar efeitos tecnológicos.

O maravilhoso anúncio “Symphony” da Nintendo é um belo exemplo de conceito e produção visual, onde ambos caminham juntos. Criado pela Leo Burnett para a campanha “Life Advanced” que promoveu em 2001 o lançamento do Game Boy Advance, a nova geração do portátil da Nintendo, o filme é simplesmente arrebatador.

Um colírio visual e sonoro, onde o espectador é colocado dentro de um mundo de fantasia. Exatamente o que acontece com o games, e é essa a intenção do comercial. Fazer você perceber o que é jogar, estar no comando.

O que parecia ser uma noite normal na sinfonia, acaba se tornando uma épica batalha entre o bem e o mal. Uma bela mulher de vestido vermelho é quem conduz a orquestra e dá o sinal para o início da música. Porém, há algo de estranho no ar.

Um homem que observa do camarote é na realidade um esqueleto, e ele parece lançar um olhar de ameaça para a moça. De repente, um gárgula que faz parte da decoração do teatro barroco cria vida, e se desprende de forma assustadora da parede para atacar a maestrina.

Porém, ela dá o sinal para os violinistas, que colocam fogo nos arcos dos violinos e os arremessam como flechas em chamas em direção a figura monstruosa, que a prende novamente na parede. Com um prato, um velho músico corta a cabeça do gárgula.

Mas o perigo continua a espreita e o grandioso lustre do teatro se transforma numa espécie de dragão iluminado. Com seu bastão e uma faísca elétrica a mulher atinge a criatura, a reduzinado a milhares de cacos de vidro.

Pegando uma rosa de vidro que se transforma em pétalas, a mulher é consagrada e aplaudida pela platéia. A caveira que observava do camarote se transforma num homem comum, e por trás de todo o cenário duas mãos são reveladas, segurando e jogando num Game Boy Advance.

Isso nos mostra que tudo não passou de uma fantasia, jogada por alguém da platéia, o real controlador da história. É essa a proposta da campanha “Life Advanced”, dizer que você pode estar dentro de grandes épicos apenas com o Game Boy.

O comercial integral tem 1 minuto e 22 segundos de duração, uma absoluta aventura visual de entusiasmar até quem não é muito fã de jogos eletrônicos.

A empresa responsável pelos efeitos especiais é a francesa La Maison, fundada há apenas 3 anos atrás. Foram três meses de produção, envolvendo dezenas de profissionais que trabalharam na modelagem, animação, movimentação e iluminação do filme.

Para se ter uma idéia, para o efeito de explosão do lustre foram criados digitalmente 45000 cacos de cristal, um a um, tudo para dar realismo a cena. Além do visual, o sonoro também é espetacular, com uma obra clássica que se encaixou de forma magistral no clima do anúncio.

Vale muito a pena conferir esta peça e ver como idéia e tecnologia podem andar juntas numa boa e ainda nos proporcionar impacto e emoção.

Clique aqui (botão direito, “Salvar destino como…”)

para fazer o download do filme em formato mpg. O arquivo tem 12.5 MB.

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