Pais Rehab: Um estudo sobre os pais deste século • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Pais Rehab: Um estudo sobre os pais deste século

por Luiz Yassuda

Às vésperas do fim de semana que abrigou o Dia dos Pais, recebi um vídeo da Limo Inc. sobre um estudo intitulado Pais Rehab, falando sobre o novo papel da paternidade nestes dias tão estranhos. Se você ainda não o assistiu, vale a pena conferir estas letrinhas até o fim, dar o play e se deliciar com as histórias contadas ali. Não que eu pretenda ser pai a curto (médio e longo) prazo, mas gostei do que vi.

Ok. E daí?

Achei que seria legal falar um pouco deste dito pai novo e a comunicação, que afinal é o que interessa por aqui, não é?

É costume direcionarmos a comunicação de diversos produtos do lar à mãe, porque pesquisas e mais pesquisas mostram que ela ainda toma as decisões sobre o que deve ter em casa para a família, uma vez que ela é genitora mais próxima da prole, enquanto o homem da casa tinha um papel mais focado em obter o sustento. Este modelo funcionou bem para explicar a família desde os tempos das cavernas, com raras exceções históricas. Mas neste novo cenário de empoderamento feminino e uma divisão mais igualitária dos deveres entre os pais, há uma relação nova entre pais e filhos que pode ser observada.

Segundo a pesquisa, que chegou uns dias depois, foram ouvidos 300 pais de diferentes idades, estados civis e classes sociais, além de especialistas (uma cientista social e demógrafa, três psicólogas e um escritor). Destaco aqui os principais insights:

– 87,5% dos pais sentem-se mais próximos de seus filhos do que a geração anterior. Há uma divisão mais igual a parte boa, que é participar mais ativamente da criação dos filhos, e da parte ruim, que é ter que conciliar de maneira hábil os papéis de pai, profissional e homem, uma culpa que antes só afetava as mães.

– O pai de hoje, aprendendo a ser um pai completamente diferente do que foi o avô ou o bisavô, torna-se mais flexível em relação ao que ensina ou deve ensinar para os filhos.

– Enquanto a figura paterna era um exemplo de respeito pela força que ela representa, o pai de hoje busca respeito dos filhos pelo diálogo, oferecendo mais caminhos para que os pequenos tomem decisões. Quase 80% deles afirmam que não pretendem restringir, por exemplo, a escolha profissional dos filhos. É, meu pai também não fez isso, mas fico pensando se eu deixaria meu filho seguir a mesma carreira que a minha… deixa para lá!

– Sucesso em outras moedas: tanta liberdade também se reflete em valores. Se o que importa não é exatamente tomar decisões que geram mais dinheiro em detrimento de um relacionamento saudável com a família e sim conciliar com a realização profissional e a felicidade dos filhos, o sucesso vendido aos pequenos é de que a felicidade não é exatamente comprada.

– O pai tem uma grande função no entretenimento dos filhos, sendo o grande provedor da brincadeira. É aquele que leva o filho para atividades fora de casa ou brinca com o filho dentro de casa.

Veja o documentário produzido a partir da pesquisa:

Por acaso, a TV passou aquele filme com a Nicole Kidman traduzido para Mulheres Perfeitas (The Stepford Wives), que fala de um pequeno vilarejo onde homens com posições profissionais inferiores às das mulheres literalmente reprogramam-nas com um quê de nanotecnologia e robótica, transformando-as em dondocas, donas de casa perfeitas que preparam a comida, falam de futilidades e cuidam dos filhos. Um cenário bastante absurdo, mas próximo ao conceito família-comercial-de-margarina, que até pouco tempo era o modelo de venda de produtos para casa.

Não que a comunicação de produtos mantenha-se igual ou que nossos marqueteiros não estejam considerando a revolução do conceito familiar (E nem começamos a falar de outros modelos de família). Mas confesso que ficaria surpreso se assistisse, hoje, a um comercial de sabão em pó ou máquina de lavar roupa mostrando algum benefício ao pai. É claro que as pesquisas vão sempre apontar para a mãe como decisora de compras da casa e de que a palavra de uma mãe tem forte influência na decisão masculina, mas com essa história de Internet, Mídia Social e possibilidades de comunicação a nichos cada vez menores, não teríamos espaço para eles?

Ainda mais se começarmos a ter devaneios sobre a família destes filhos do século XXI, em que meninos e meninas estão sendo criados vendo que pai e mãe têm papéis bem parecidos. Eu perderia algumas horas de brainstorm

pensando nisso =)

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Já é assinante? [Entrar] | Voltar para B9.com.br
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.