O código que ia matar os jornais • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

O código que ia matar os jornais

por Solon Brochado

save our souls

Os amigos mais próximos, e quem porventura acompanhe meu Twitter, já devem ter visto recomendações ao livro The Information – o qual, infelizmente, ainda não foi lançado no Brasil. É uma leitura especialmente válida para quem trabalha com ou se interessa por comunicação, para se dar conta de como coisas que hoje consideramos naturais (por exemplo, a ordem alfabética) já foram inovações tecnológicas, de difícil compreensão pra quem vivia à época.

Além disso, também é muito bacana ver como a reação das pessoas a essas inovações se repete e acabamos caindo naquele clichê sobre ser refém da história. Hoje, por exemplo, dei de cara com a seguinte declaração, feita por volta de 1840, em relação à criação do telégrafo de Morse:

Por essa razão, os jornais vão se tornar enfaticamente inúteis. Antecipados a cada momento pelas asas de relâmpago do Telégrafo, eles só podem tratar de “itens” locais ou especulações abstratas. Seu poder de criar sensações, até mesmo em campanhas eleitorais, será muito diminuído – conforme o infalível Telégrafo contradisser suas falsidades tão rápido quanto podem publicá-las.

Tivesse trocado “Telégrafo” por “Internet” e creditado a autoria a algum blogueiro mais hiperbólico e metido a erudito, para explicar o estilo mais rebuscado do texto, alguém estranharia? Suspeitaria se tratar de algo dito 100 anos antes da criação dos primeiros computadores?

É claro que existem diferenças importantes entre o telégrafo e a internet ou as redes sociais, especialmente em questão à facilidade de acesso e o aspecto público das interações. Ainda assim, da próxima vez que virem alguém dar palestra num evento sobre como “isso vai matar aquilo”, podem ser um pouco céticos.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro