E se fizessem um reality show sobre uma concorrência publicitária?

por Cris Dias

O terror e a glória de quem vive em agência: concorrência. Uma versão concentrada e, portanto, desgastante do trabalho publicitário onde em um espaço normalmente curto demais uma equipe deve não só criar uma nova campanha para um cliente novo (ou para aquele cliente antigo que está querendo sair fora) mas também pensar uma maneira impactante de vender a ideia para quem decide.

Por conta das glórias alcançadas pela série de ficção “Mad Men” (é ficção?) o canal americano AMC encomendou a docuseries “The Pitch”, que estréia nos EUA segunda que vem, dia 30, na faixa de horário antes de Mad Men e que está com o primeiro episódio na íntegra no YouTube.

A cada semana duas agências se estapeiam por uma conta real, num processo de debrief, criação e decisão de 7 dias. Na primeira rodada poderemos ver a WDCW e a McKinney disputando a conta da rede de sanduíches Subway.

Mostrar os bastidores de uma concorrência pode ser um tema complicado, já que os segredos mais bem guardados de uma agência correm o risco de ser revelados. Desde a Fórmula Secreta da Criatividade quanto o relacionamento chefe-subordinados, as táticas de convencimento e outras coisas que muita gente acha que deveria ficar debaixo do tapete. Por outro lado este tipo de conteúdo pode servir exatamente para mostrar ao mundo que não existe criatividade tirada do… chapéu e sim muita ralação em cima da marca.

No que isso isso vai dar só o decorrer da temporada dirá, mas tire suas conclusões sobre o primeiro episódio e compartilhe aqui com a gente.

Compartilhe: