Nokia diz que filmou com o Lumia, mas era equipamento profissional

Nokia diz que filmou com o Lumia, mas era equipamento profissional

por Carlos Merigo

Ontem a Nokia lançou seus novos smartphones, Lumia 920 e Lumia 820, e na mesma hora eu dei uma olhada em todos os vídeos de divulgação para ver se tinha algo digno de nota aqui para o B9. Nada de destaque, além de vinhetas promovendo funções do celular.

Porém, o The Verge descobriu uma mentira em um desses vídeos. O comercial mostra um cara filmando uma garota na bicicleta com o Lumia, e em seguida vemos o que a suposta tecnologia de estabilização de imagem do smartphone pode fazer.

Mas o que a marca não contava era que um reflexo no vidro de um trailer estacionado denunciaria toda a traquitana profissional por trás da filmagem. A Nokia reconheceu o problema, pediu desculpas e publicou um novo vídeo com demonstrações reais, alterando a descrição do comercial original.

Vale dizer que isso é mais comum do que se imagina na publicidade, por isso se vê em muitos comerciais por aí disclaimers em letras minúsculas dizendo que se trata de “simulação” de funcionalidade do produto. O problema maior nessa história da Nokia foi um descuido básico da produtora e agência.

De um jeito ou de outro, é mais um caso no ano de usuários dizendo: “Nokia, você mentiu pra mim!”

Compartilhe:
icone de linkCopiar link