planetfour-1

Mapeando Marte via crowdsourcing

Cientistas pedem ajuda aos usuários para analisarem imagens inéditas do planeta

por Samanta Fluture

Com avanços no projeto científico de exploração em Marte, o Planet Four, e em busca de um detalhamento mais completo do planeta, cientistas estão pedindo a usuários comuns que ajudem na análise de imagens inéditas tiradas da superfície do planeta.

O projeto espera que o público voluntário possa contribuir para o desenvolvimento de um mapa da superfície de Marte, ao indicar manchas e aspectos estranhos encontrados nas fotos de sua superfície, tudo através de uma ferramenta educativa no site.

planetfour-2planetfour-3

Há muitas imagens para serem analisadas, sendo impossível aos cientistas do projeto cuidarem disso sozinhos. Mesmo que haja a possibilidade de computadorizar a atividade, é explicado que a mente humana é muito superior e essencial neste trabalho. Até agora, há mais de 57 mil participante do mundo todo, somando em quase 3 milhões de imagens classificadas.

Com todas as imagens marcadas, esse rastreamento permite aos cientistas entenderem melhor sobre as mudanças climáticas do planeta, trançando um mapa que contempla todas as análises ao longo do tempo.

As imagens, capturadas via câmeras de alta resolução (HiRISE) a bordo do programa Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, são da região polar sul, uma área de Marte pouco conhecida e que muito de sua superfície nunca foi vista por olhos humanos ainda.

O Planet Four faz parte da comunidade científica Zooniverse, que leva a Ciência para a Internet, tornando-a simples e aberta através da colaboração. Em projetos como esse, qualquer um pode contribuir para grandes descobertas com um simples clique.

Compartilhe: