As esculturas de papel de Irving Harper

As esculturas de papel de Irving Harper

Livro “Works in Paper” revela o trabalho feito como hobby por um dos mais subestimados mestres do design

por Carlos Merigo

Atualmente com quase 100 anos de idade, Irving Harper é um dos mais notórios designers industriais do século XX. Modernista, seu trabalho foi por muito tempo erroneamente creditado a George Nelson, nas décadas em que trabalhou na George Nelson Associates, Inc., como os icônicos sofá marshallow da Herman Miller (o logo da empresa também foi criado por ele) e o relógio de esferas, por exemplo.

Irving Harper

Work in Paper

Porém, é um trabalho que Irving Harper fazia nas horas vagas, como terapia, que agora começa a ganhar os olhos do público. Foi lançado recentemente o livro “Works in Paper”, pela editora Skira Rizzoli, que revela as incríveis esculturas de papel construídas por Harper.

A publicação explora a mente criativa de um dos mestres subestimados do design, com fotos de suas obras em papel e o tranquilo cotidiano de sua casa.

A própria Herman Miller entrevistou Irving Harper para um mini-documentário, onde ele mostra como o papel pode ser uma mídia versátil, contando que não faz nenhum rascunho antes de começar a manusear o material. Simplesmente pega o papel e cria.

Assista abaixo e confira algumas esculturas selecionadas:

Irving Harper
Irving Harper
Irving Harper
Compartilhe:
icone de linkCopiar link