Telefones públicos de NY viram portais do tempo para 1993

Ação Recalling 93 divulga exposição sobre a cidade no anos 90

por Samanta Fluture

Parece coisa de filme: os telefones públicos de Nova York foram transformados em portais do tempo, retornando ao ano de 1993.

Com seu nome fazendo refência a um álbum do Sonic Youth, em alusão à trilha sonora da época, o New Museum apresenta a NYC 1993: Experimental Jet Set, Trash, and No Star, uma exposição que celebra a energia e a cultura caótica da cidade em 93, que trouxeram a intersecção entre arte, cultura pop e política.

A globlalização, as tentativas de paz no Oriente Médio, a crise de AIDS, os debates sobre controle de armas, a luta pelos direitos LGBT e demais conflitos no ano serviram de empurrão para jovens artistas testarem o mundo da arte com ironia e cultura pop.

Para promover a conduta nostálgica de retornar ao passado, a agência Droga5 conseguiu equipar 5 mil telefones públicos da cidade com bits de histórico de geolocalização, revisitando informações de quem passou por ali naquela época.

Ao chamar o número 1-855-FOR-1993 de qualquer telefone público de Manhattan, as pessoas podem acessar conversas gravadas das áreas em que o telefone está localizado, de personalidades “vizinhas” como Jim Abbott, Tim B, Raymond Bell, DJ DB, Lady Miss Kier, James St. James, Kevin Walsh, entre outros.

Compartilhe: