Tune Jamm, um aplicativo que une DJ, remix e produção musical

por Samanta Fluture

O selo inglês de música eletrônica, Ninja Tune (braço indie do Coldcut), lançou estes dias um aplicativo para iPhone que faz mais do que apenas remixar e dar o gostinho de ser DJ.

Fugindo de muitos aplicativos dedicados às simples funções, o Ninja Jamm App vai para o caminho do instrumentalismo e da composição, unindo funções de DJ, remix e produção musical.

Visando abraçar tanto os ouvintes apaixonados como os artistas e músicos experientes, a ferramenta gratuita permite que os usuários baixem e remixem Tunepacks (pacotes de elementos para remixar e compor) com faixas originais, além de mixes feitos por outros artistas do selo (como Amon Tobin, Bonobo, Mr. Scruff, Martyn, entre outros).

Cada Tunepack é quebrado em diferentes partes instrumentais – bateria, baixo, voz, melodia, teclado, etc – que o usuário pode manipular com efeitos de forma independente. É possível subir o resultado no Soundcloud e compartilhar no Facebook, Twitter e Tumblr.

nijajamm-1

O vídeo abaixo apresenta a interface que, apesar de ter bastante informação devido à quantidade de comandos e infinitas possibilidades, é intuitiva e dá um aspecto mais real e palpável ao remix de música. É possível tocar, sacudir, apertar e traçar caminhos para a sua música com a ponta dos dedos.

Para começar, o aplicativo vem com apenas um Tunepack, chamado “Beats and Pieces”. Para outros, o usuário precisa pagar $0.99 pelo simples, ou $1.99 pelo pacote. Novos lançamentos serão atualizados toda semana, incluindo materiais exclusivos.

Por enquanto, o Ninja Jamm App está dipsonível apenas para iOS, mas uma versão para Android já é planejada.

Compartilhe: