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Google Pontiac

por Carlos Merigo

Não é novidade que o Google está rapidamente expandindo seus tentáculos para outras mídias que não as possibilidades oferecidas pela internet. Parada obrigatória para a maioria dos internautas, o líder em buscas do mundo está revolucionando a maneira como enxergamos os tradicionais meios de comunicação. Jornal, revista, rádio e TV. Todas na mira da gigante de Mountain View, Califórnia.

Mas publicitários, especialistas em marketing e internet do mundo todo estão em polvorosa por causa do último comercial do Pontiac da GM. E não é porque o anúncio é um exemplo de criatividade ou produção milionária, e sim porque ele manda o telespectador ir para o Google.

Ao invés de mostrar um número de telefone, uma URL ou endereços de revendedores locais, o filme termina dizendo “Don’t take our word for it. Google Pontiac and discover for yourself.”, exibindo ainda uma screenshot do site com a palavra “Pontiac” digitada.

Isso não só prova que Google tornou-se sinônimo de busca (para desespero do Yahoo!), como modifica a maneira como a publicidade e o marketing trabalham com as mídias. A campanha do Pontiac é regional, e ao convidar a pessoa a fazer uma busca no site, os resultados são exibidos regionalmente. Se você está na Flórida e procura por Pontiac no Google, vai ter acesso direto a revendedores da Flórida. Obviamente devido aos links patrocinados.

Resumindo: você exibe um comercial na TV e garante que a pessoa vai chegar no seu site se procurar na internet. Algo que muita gente fez sem que um anúncio precise mandar. Outro lado bom disso, é que muitas empresas estão tratando de colocar páginas corporativas decentes na internet.

Um porta-voz da GM declarou que a decisão de citar o Google foi devido a credibilidade e a força que o consumidor ganhou com as ferramentas online. Já era tempo de perceberem isso.

Para assistir o comercial, clique no “play” abaixo:

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