3D Hubs conecta quem tem impressora 3D com quem quer imprimir

Plataforma incentiva internacionalização da impressora 3D e parcerias em comunidades locais

por Samanta Fluture

Nos últimos anos, as impressoras 3D se desenvolveram rapidamente e cresceram em popularidade. Porém, poucos de fato possuem uma. A plataforma 3D Hubs visa solucionar esse problema ao conectar localmente pessoas com um projeto no papel àqueles que possuem e gostariam de alugar sua impressora 3D.

“Com preços mais baixos e novas qualidades, impressoras 3D serão cada vez mais comuns, potencializando uma nova geração de empreendedores com as mãos na massa”. – CEO Bram de Zwart

compartilhe

Através do site, designers podem compartilhar o design de seu projeto e então escolher entre as impressoras disponíveis próximas a ele, em um mapa interativo. O dono da impressora 3D escolhido pode adicionar suas ideias ao design e finalizá-lo antes de imprimir. No último passo, fica a cargo das duas partes combinarem de se encontrar para a entrega do produto e, quem sabe, uma futura parceria.

Pensando localmente e em gamificar o serviço, as cidades da Europa precisa listar pelo menos 10 impressoras 3D para serem “destravadas”, enquanto as de outros continentes precisam de 20. Em seguida, o Mayor da comunidade local é apontado para organizar eventos e manter ideias e contatos aquecidos.

3dHubs-home
3dHubs-Mapa

Devido ao custo superior da impressora, o Brasil ainda parece devagar neste ramo. Mas a esperança é justamente que o 3D Hubs possa ajudar a internacionalizar e encorajar parcerias entre pessoas com impressoras e interessadas em criar.

Assim como aconteceu com a música na era digital, a indústria de manufatura começou a se trasformar em peer-to-peer. O 3D Hubs se coloca à frente desta tendência, permitindo que qualquer um com uma impressora 3D faça produtos costumizados para a sua comunidade local.

 

Compartilhe: