Mazda transforma sala de cinema em game controlado pelo celular

Campanha da JWT Canada para 2014 Mazda3 coloca espectadores como motoristas

por Samanta Fluture

Para ajudar a promover o lançamento do carro 2014 Mazda3, a JWT Canada fez parceria com o Cineplex’s Timeplay para adicionar interatividade ao anúncio que iria ao ar nos cinemas.

O resultado foi um jogo de corrida controlado pelo smartphone dos espectadores, acontecendo dentro da sala de cinema. Usando o acelerômetro do celular de cada um, o jogo é como um teste drive virtual, porém adicionando competição entre os usuários, que controlam os carros da telona.

O jogo é como um teste drive virtual, porém com os espectadores competindo em tempo real entre si.

compartilhe

Os jogadores usam seus smartphones para coincidir com a direção do condutor e ganhar pontos na tela por desempenho e exatidão. Mas é a performance coletiva do público que decide se um determinado carro está liderando a corrida ou ficando para trás. Assim, quanto melhor o grupo de jogadores for, melhor será o desempenho do usuário.

O recurso de acelerômetro do celular é medido a cada 200 milisegundos para determinar se o jogador está seguindo o caminho certo. Se sim, ganha-se pontos de bônus. Se não, o celular vibra para ajudar a corrigir o trajeto.

mazda3-1
mazda3-2
mazda3-3

“Resolvemos tirar controles complexos como acelerar e frear para tornar tudo mais simples e de feedback instantâneo.” – Brent Choi, da JTW Canada

Brent Choi, da JTW Canada ">compartilhe

Como não seria possível disponibilizar um carro para cada espectador sentado na sala de cinema, tais características do jogo colaborativo conseguem tornar a experiência mais competitiva, porém também menos real. Mas essa simplicidade não deixa de engajar a audiência e tirar o espectador da inércia, unindo colaboração, competição e tecnologia.

A ação aconteceu durante o mês de novembro em Toronto e Vancouver. Como etapa final, a agência pretende travar uma competição ao vivo entre os espectadores de cada cidade, com um grande prêmio ao melhor motorista.

mazda3-4
Compartilhe: