cropland-capture-dstq

Ajude a alimentar o planeta jogando videogame

Em Cropland Capture, quanto mais pontos o jogador fizer, mais ajuda a mapear áreas de cultivo ao redor do mundo

por Samanta Fluture

Não há nenhuma maneira fácil de acompanhar todos os cultivos do mundo. O que está faltando, entre outras coisas, é um mapa preciso que mostre, de fato, aonde estas áreas propícias estão. Para contornar esse problema, a equipe por trás de Geo-Wiki desenvolveu um jogo chamado Cropland Capture com o objetivo de transformar os jogadores em cientistas, coletando dados e ajudando a identificar terras cultiváveis​​.

O poder da multidão usado para validar a existência de terras para cultivo, mapeando o planeta de forma colaborativa e mais apurada do que softwares de reconhecimento de imagem.

compartilhe

Funciona assim: ao entrar no site ou no aplicativo móvel, um mapa via satélite aparece na tela com a pergunta “Existe alguma área plantada nesta caixa vermelha?“. Em seguida, fica à cargo do usuário determinar se está olhando, por exemplo, para montanhas ou campo de milho. Se acertar, ganha pontos e passa para a próxima imagem.

A quantidade de pontos acumulada equivale aos quilômetros de terra validados com sucesso. E, para manter as coisas interessantes, o game dá um feedback especial sobre as métricas do jogador, contando o quanto seu pontos equivalem. Por exemplo, ao descobrir uma fazendo no Brasil, o usuário pode receber uma mensagem dizendo que acaba que identificar uma área do tamanho da Cidade do Vaticano.

Assim, espera-se ajudar a garantir a segurança alimentar de 2 bilhões de pessoas adicionais projetadas para existir até 2050, levando em conta a luta política e a mudança climática.

cropland-capture-1

Na primeira semana de lançamento do Cropland Capture, os jogadores ajudaram a validar mais de 65.000 km2 de áreas de cultivo reais ao redor do mundo.

De acordo com um estudo acadêmico recente, os dados gerados por pessoas comuns que acessaram o jogo não é menos confiável do que aqueles gerados por especialistas no assunto. Ou seja, aqui todo e qualquer usuário conta no resultado e contribui para uma causa real, o futuro de todos.

Compartilhe: