Wikipedia acrescenta gravações de vozes de pessoas famosas em suas páginas

Projeto WikiVIP quer guardar para posteridade as vozes de nossas gerações

por Samanta Fluture

Wikipedia anunciou estes dias um novo projeto: estão agora adicionando vozes de celebridades e qualquer pessoa que possua páginas em seus nomes para contribuírem com gravações de voz para a enciclopédia digital.

O projeto, chamado WikiVIP (Wikipedia Voice Intro Project), é uma realização dos editores Andy Mabbett e Andrew Gray, que acharam que o site poderia não apenas expandir seus conteúdos para o áudio, mas se tornar um banco história de mensagens de voz para a posteridade. Assim, começaram a abordar pessoas famosas para que contribuíssem com pequenos clipes com suas vozes.

“WikiWIP serve para colocarmos online, gratuitamente e acessível a todos as vozes de nossas gerações.” – Mabbett e Gray, via blog Wikipedia 

blog Wikipedia ">compartilhe

WikiVIP foi ao ar com uma gravação teste do Stephen Fry, ator britânico, falando sobre a sua página na enciclopédia. Com este lançamento, espera-se gerar conhecimento sobre a causa para outras pessoas como Fry, que possam contribuir com ideias e comentários em suas próprias páginas.

wikivip2

Sir Tim Berners-Lee

Com a ajuda da BBC – que está trabalhando em parceria com a Wikipedia neste projeto – já está disponível também uma série de áudios de grandes personalidades, de Sir Tim Berners-Lee (acima) à Aung San Suu Kyi. Até a página do astronauta Charlie Duke, da missão Apollo 16, também possui comentários com sua voz.

Qualquer pessoa que esteja citada no site pode enviar uma amostra com sua voz gravada (não precisa ser em inglês). Para contribuir, saiba mais aqui ou envie um email para [email protected].

Compartilhe: