Uma pegadinha genial da DHL com suas concorrentes

Correspondência enviada através dos concorrentes era propaganda disfarçada

por Cleber Zerrenner

Ao invés de gastar uma fortuna com veiculação de sua publicidade, a DHL encontrou uma maneira econômica e divertida de divulgar sua marca.

Foram produzidas algumas caixas amarelas com o logo e a frase “DHL is faster” (a DHL é mais rápida). Essas grandes caixas foram cobertas com uma tinta preta, sensível à temperatura, congeladas, e então enviadas para alguns endereços através de suas concorrentes UPS, TNT e DPD. Com a temperatura abaixo de zero as caixas ficam pretas, mas quando as caixas esquentavam dentro dos caminhões das concorrentes, a tinta preta desaparecia e se revelava a propaganda, veiculada brilhantemente por entregadores uniformizados de suas principais concorrentes nas ruas.

Claro que os endereços de entrega foram devidamente escolhidos em grandes centros urbanos e com câmeras previamente posicionadas para filmar o case :)

Idéia simples e genial, com pouco budget investido.
Não consegui achar a agência que fez, se alguém souber comente aqui por favor :)  A agência responsável pela criação é a alemã Jung von Matt/Neckar (valeu Alessandro).

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Update:
Na busca pela agência que criou a campanha, acabei achando uma resposta muito boa da DPD (uma das empresas sacaneadas na ação) através do Twitter. No texto abaixo (em alemão) eles dizem que “a DHL é mais rápida quando a DPD faz a entrega ;)

dpd

 

OBS.: Depois do último Braincast eu quase escrevi o título deste post assim “VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR O QUE A DHL FEZ COM SUAS CONCORRENTES” em homenagem ao Merigo, mas achei que seria sacanagem :P

Compartilhe: