fbpx

Uma pegadinha genial da DHL com suas concorrentes

Correspondência enviada através dos concorrentes era propaganda disfarçada

por Cleber Zerrenner

Ao invés de gastar uma fortuna com veiculação de sua publicidade, a DHL encontrou uma maneira econômica e divertida de divulgar sua marca.

Foram produzidas algumas caixas amarelas com o logo e a frase “DHL is faster” (a DHL é mais rápida). Essas grandes caixas foram cobertas com uma tinta preta, sensível à temperatura, congeladas, e então enviadas para alguns endereços através de suas concorrentes UPS, TNT e DPD. Com a temperatura abaixo de zero as caixas ficam pretas, mas quando as caixas esquentavam dentro dos caminhões das concorrentes, a tinta preta desaparecia e se revelava a propaganda, veiculada brilhantemente por entregadores uniformizados de suas principais concorrentes nas ruas.

Claro que os endereços de entrega foram devidamente escolhidos em grandes centros urbanos e com câmeras previamente posicionadas para filmar o case :)

Idéia simples e genial, com pouco budget investido.
Não consegui achar a agência que fez, se alguém souber comente aqui por favor :)  A agência responsável pela criação é a alemã Jung von Matt/Neckar (valeu Alessandro).

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Update:
Na busca pela agência que criou a campanha, acabei achando uma resposta muito boa da DPD (uma das empresas sacaneadas na ação) através do Twitter. No texto abaixo (em alemão) eles dizem que “a DHL é mais rápida quando a DPD faz a entrega ;)

dpd

 

OBS.: Depois do último Braincast eu quase escrevi o título deste post assim “VOCÊ NÃO VAI ACREDITAR O QUE A DHL FEZ COM SUAS CONCORRENTES” em homenagem ao Merigo, mas achei que seria sacanagem :P

Compartilhe:
icone de linkCopiar link