gettyimages-embend-dstq

40 milhões de fotos do Getty Images agora podem ser embedadas gratuitamente

Site lança novo serviço focando em blogs e pequenas publicações

por Samanta Fluture

Getty Images, o maior banco de imagens do mundo (mais de 40 milhões de imagens disponíveis) acaba de introduzir uma nova ferramenta, um botão que permite embedar suas fotos em sites, blogs e redes sociais de graça.

“Temos blogs e publicações que amam nosso conteúdo, não são grandes empresas, não possuem propósitos comerciais, mas querem usar nossas fotos.” – Craig Peters (VP Getty Images) para Wired

para Wired ">compartilhe

O botão funciona como qualquer outra ferramenta para embedar conteúdo, basta copiar o código e inseri-lo no lugar em que se deseja colocar a imagem.

As imagens embedadas aparecem sem a marca d’água e com crédito para o fotógrafo. Porém, se a necessidade é ter controle sobre como a imagem é recortada, redimensionada e publicada, é preciso pagar pelo uso.

O novo recurso se baseia no fato de que muitos blogs e pequenas publicações usam tais imagens sem licença comercial. E, segundo Craig Peters (VP Getty Images), a empresa poderia seguir dois caminhos: criar uma tecnologia que rastreie tais usos indevidos e cobrar por isso, ou olhar esse fato como uma oportunidade.

gettyimages-embend-2
gettyimages-embend-1

Como qualquer mudança, há sempre aqueles que se opõe. No caso, alguns fotógrafos estão relutantes ao verem seu trabalho ser distribuído “gratuitamente”. Porém, ao contrário deste pensamento, o novo recurso pode trazer também consciência para as leis de copyright e maior conhecimento sobre o autor do trabalho e sua importância.

Compartilhe: