SXSW 2014: O que resta além dos likes? • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

SXSW 2014: O que resta além dos likes?

Você não se comporta no teatro da mesma maneira que se comporta no cinema

por Marina Wajnsztejn

No palco: Anna Deavare Smith (atriz e professora) e Jordan Roth (Culturalist)

Cinema e teatro mudaram muito de cena nos últimos anos e estão se adaptando aos diversos cenários de mídia. Para começar a palestra, Anna e Jordan de quebra já partiram de um pressuposto que, ao meu ver, exemplifica muito bem as diferenças entre formatos antigos e formatos novos.

“Nos programas gravados, não faz diferença ter ou não uma platéia, pois a mensagem é composta de forma unilateral. No teatro, se não há platéia, não é peça. Uma peça sem platéia é um ensaio.”

A metáfora do teatro é perfeita para a definição de discurso unilateral em qualquer meio que pressupõe o diálogo, como por exemplo as redes sociais. Além disso, também foi discutido o nascimento de novas camadas de comunicação no fluxo emissor-receptor.

Se antigamente o esquema era baseado em atores enviando mensagens para o público, hoje percebemos duas novas camadas: 1) pessoas que assistem o show e postam na internet para falar com outras pessoas, ou seja, platéia falando com todo mundo e 2) pessoas que não assistiram o show, mas que foram impactadas de alguma maneira e postam na internet para falar sobre isso.

Nesse segundo caso, é todo mundo falando com todo mundo. Vale a pena pensar, na sua próxima estratégia, em como identificar cada uma das camadas e pensar o que deve ser feito por elas.

Dica que aprendi: você não se comporta no teatro da mesma maneira que se comporta no cinema. Lembre-se disso.

Pergunta que não quer calar: pode responder WhatsApp durante o teatro? As regras de convivência mudaram?

[Ilustração: Fernando Weno

]

LEIA MAIS SOBRE:
todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro