tuitada-foto-engajamento

É oficial: tuítes com fotos e vídeos têm mesmo maior taxa de RTs

Os analistas de mídias sociais já sabiam dessa, e o Twitter agora apresenta dados que comprovam a teoria

por Jacqueline Lafloufa

Quem trabalha com mídias sociais já havia reparado que tuitadas acompanhadas de foto geram muito mais engajamento do que um simples texto. Tanto é que muitas publicações deixaram de atualizar seus perfis do Twitter por meios automatizados, que tradicionalmente publicam apenas texto e link, para efetivamente postar e monitorar as suas redes, incluindo fotos, vídeos, aspas e até opiniões nas tuitadas.

E o que era apenas um feeling de quem trabalha na área agora foi comprovado oficialmente. Douglas Mason, cientista de dados do Twitter, analisou tuítes de diversos usuários verificados nos EUA, dos setores de música, notícia, esportes, TV e governo, e encontrou uma relação direta entre postagens com conteúdos multimídia, links, hashtags e informações diretas – como citações ou estatísticas – e um maior número de retuitadas.

Existe uma relação direta entre postagens com conteúdos multimídia, links, hashtags e informações diretas – como citações ou estatísticas – e um maior número de retuitadas

compartilhe

Em geral, independentemente do setor de atuação do perfil, adicionar uma fotografia eleva em 35% a chance de um RT, enquanto vídeos alavancam 28% do engajamento. A inclusão de aspas ou de estatísticas dá um empurrãozinho de 19 e 17%, respectivamente, enquanto a hashtag aparece na lanterninha, elevando em apenas 16% os RTs.

Cada ‘editoria’ também tem sua peculiaridade – perfis associados a música costumam ter melhor taxa de engajamento quando compartilham um vídeo (35%), enquanto assuntos sobre televisão tem melhor engajamento com o uso de citações (53%). O infográfico interativo abaixo funciona como uma boa justificativa para as suas próximas estratégias de social media.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link