O que você faria no lugar destes policiais?

É o que pergunta os filmes da Brain Candy Films e Tinker Taylor TV para a Scottish Police Federation

por Amanda de Almeida

São três filmes, cada um deles em torno de um personagem: Maggie, Robert e Andrew. As tramas são diferentes entre si: uma averiguação de violência doméstica, um acidente de carro e uma briga de bar. Ainda assim, há grandes similaridades entre as histórias contadas em “#itswhatwedo“, campanha criada pela Brain Candy Films e Tinker Taylor TV para a Scottish Police Federation.

Cada um dos filmes apresenta um policial e mostra que, apesar do uniforme e do poder associado a este profissional, ele também é humano, tem família, uma história e problemas como qualquer outra pessoa. E tem de tomar decisões complicadas, quase que diariamente.

É aí que vem a pergunta: o que você faria no lugar de Maggie, se o seu parceiro fosse esfaqueado durante uma averiguação e você estivesse prestes a ser a próxima? Ou no lugar de Robert, que ao atender um chamado de acidente, não pode mover a vítima, mas percebe que a gasolina está vazando e o carro pode explodir. O que você faria no lugar de Andrew, que após separar uma briga de bar, fica tomando conta do preso, que se envolve em uma nova confusão e não consegue atender ao pedido de socorro de seu parceiro?

Dirigidos por Simon Ellis, a trilogia tem dois objetivos: mostrar a complexidade do trabalho policial, ao mesmo tempo em que divulga a necessidade de novos recrutas. É claro que não dá para deixar de pensar, e se fosse no Brasil, o que um policial faria?

Compartilhe: