Grupo de hip hop vai lançar álbum único, para ser apreciado como obra de arte

Grupo de hip hop vai lançar álbum único, para ser apreciado como obra de arte

O disco fará um tour por museus e galerias, onde poderá ser apreciado como se fosse uma obra de Picasso ou Rembrandt

por Jacqueline Lafloufa

A incrível facilidade de acesso à música nos últimos anos, com arquivos mp3 circulando facilmente pela rede, seja pelos meios legais ou ilegais, pode ter diminuído um pouco o valor da arte musical, transformando os álbuns em quase que commodities do entretenimento.

Por isso que a iniciativa do grupo de hip hop Wu-Tang Clan chama tanto a atenção – eles irão lançar uma única cópia do seu mais novo álbum, ‘The Wu – Once Upon A Time in Shaolin’, que será vendido como item de luxo, com preço estimado ‘na casa dos milhões’. O disco virá dentro de uma caixa feita de prata e níquel, criada pelo artista britânico-marroquino Yahya, com o claro intuito de fazer a experiência ser a mesma da aquisição de um original de Picasso ou Rembrandt. “Será como ter o cetro de um rei Egípcio”, gaba-se Robert ‘RZA’ Diggs, membro do Wu-Tang Chan, em entrevista à Forbes.

O disco irá rodar por museus, galerias e festivais, onde o público poderá pagar ingressos entre 30 e 50 dólares para ouvir as canções.

compartilhe

Antes da venda dessa unidade exclusivíssima, o disco irá rodar por museus, galerias e festivais, onde o público poderá pagar ingressos entre 30 e 50 dólares para ouvir as canções desse álbum único – sempre usando fones de ouvido, como uma forma de garantir que não haverá pirataria (!).

Apesar da ousada iniciativa de manter esse álbum ‘longe’ do alcance do público em geral, o Wu-Tang Chan deve fazer o lançamento simultâneo de outro disco, intitulado ‘A Better Tomorrow’, esse sim feito do jeito tradicional, disponível para compra por apenas algumas dezenas de dólares.

Ou seja, o que a princípio dá a impressão de um manifesto pelo reconhecimento da arte musical passa a parecer um simples PR Stunt, não?

Compartilhe:
icone de linkCopiar link