Fotografar seu prato finalmente vai fazer algum sentido

Uma nova tecnologia permitirá contar as calorias dos itens da foto

por Jacqueline Lafloufa

Se depender das tecnologias de reconhecimento de imagem, aquele monte de fotografias de refeições que pipocam no Instagram poderão ter uma real utilidade em breve.

A SRI, empresa responsável pela tecnologia por trás da Siri da Apple, está desenvolvendo a Ceres, uma ferramenta capaz de reconhecer os ingredientes da sua refeição e estimar a quantidade de calorias contida neles. Ou seja, além de reconhecer o que tem no seu prato, a Ceres seria capaz também de medir a quantidade de cada item, e com isso calcular quantas calorias você está ingerindo.

ceres

Dror Oren, diretor executivo da SRI, também esclarece que informações de geolocalização poderão fazer com que esse reconhecimento seja ainda mais assertivo – se você estiver em um McDonald’s, a variedade de coisas que você pode comer ali é razoavelmente restrita, e as calorias já são estimadas pela própria rede de fast food. Restaria à Ceres diferenciar um Big Mac de um Cheddar McMelt.

A tecnologia ainda está em desenvolvimento, e a expectativa é que a Ceres possa chegar ao consumidor dentro de um ano.

Se associada à apps de rastreamento de dieta, como o Lifesum, a Ceres da SRI pode ser uma incrível ferramenta para quem quer fazer uma dieta específica, seja para perder peso ou aumentar a massa muscular.

Compartilhe: