Vellum, uma ferramenta do NYT para te ajudar a ler os links do seu Twitter

Vellum, uma ferramenta do NYT para te ajudar a ler os links do seu Twitter

Praticamente um feed de notícias social, que junta links iguais compartilhados por perfis diferentes na sua timeline

por Jacqueline Lafloufa

Os feeds RSS ainda são meu jeito favorito de conferir as notícias, mas muita gente acompanha novidades através de redes sociais como o Twitter. O complicado, no entanto, é evitar a repetição e conseguir conferir os bons links que circulam pela timeline.

Para ajudar nessa tarefa, o setor de P&D do New York Times desenvolveu o Vellum, uma ferramenta que varre os links compartilhados pelas pessoas que você segue no Twitter e agrupa-as por frequência. Com isso, o Vellum ‘inverte’ o modelo do Twitter – ao invés do comentário (tuíte) ser o mais importante, o link compartilhado ganha relevância e é mostrado como se fosse uma manchete, e os perfis que compartilharam aquela informação se tornam comentários associados ao material, explica Alexis Lloyd, diretor criativo do setor de P&D do NYT.

O mais bacana é que, após um período de testes dentro da redação do jornal, o Vellum agora está disponível para o público. Basta acessar o site com o seu login do Twitter para ver os últimos links compartilhados pelas pessoas e perfis que você segue (e ainda funciona de dedo-duro para quem faz reposts programados, repare na imagem).

vellum-nyt

 

 

Compartilhe:
icone de linkCopiar link