fleex-popcorntime

Startup Fleex usa Popcorn Time para ensinar inglês através de legendas

O sistema adapta as legendas ao nível de facilidade do estudante, funcionando para filmes, programas de TV e TED Talks

por Jacqueline Lafloufa

Aproveitando o sucesso do Popcorn Time, apelidado de ‘Netflix pirata’, a startup francesa Fleex ajuda a aprender inglês com conteúdos que fazem sucesso na rede, através de legendas customizadas.

Funciona assim: os estudantes começam sempre no primeiro nível, onde são mostradas duas legendas simultaneamente, uma no idioma nativo do aluno e outra em inglês. Aos poucos, de acordo com o passar dos níveis, as legendas são alteradas – em momentos nos quais o diálogo é mais fácil, é mostrada apenas a legenda em inglês, e em trechos mais complexos, o texto no idioma nativo ajuda compreender a situação sem que você fique perdido na história.

videos-you-like

 

O intuito é que sejam mostradas cada vez mais legendas em inglês do que no idioma nativo do estudante, chegando ao ponto onde em que nem mesmo a legenda em inglês precise ser mostrada.

Desenvolvido para um assistir mais lento, o Fleex destaca expressões idiomáticas e permite pausar o vídeo, clicar em uma palavra e ver a definição da mesma para uma melhor compreensão, além de salvar alguns vocabulários para ver mais tarde.

phrasebook

Apesar de ter sido desenvolvido em cima do Popcorn Time, que possui código aberto, o Fleex é pago – a mensalidade custa 4,90 Euros (cerca de 15 reais) e está disponível para 29 idiomas, incluindo o português (só que de Portugal).

Quem dera isso existisse quando eu estava aprendendo inglês!

Compartilhe:
icone de linkCopiar link