google-novo-logo

A discreta mudança de logo do Google

Uma mudança de poucos pixels, mas de muita importância para os designers

por Jacqueline Lafloufa

Não sei se você teve a oportunidade de reparar, mas o logo do Google mudou. Sim, você nem percebeu, inclusive porque a mudança pareceu ter sido motivada por um tique nervoso de alguém do time.

Conseguiu reparar? Não, né? Então vamos te contar o que foi modificado. A letra G minúscula moveu um apenas pixel à esquerda, e a letra ‘l’ moveu-se um pixel à esquerda e outro para baixo. Assim vai ficar mais fácil de você perceber:

google-new-logo-gif

Apesar de discreta, a mudança tinha o objetivo de deixar de irritar os designers ajustar o alinhamento e espaçamento da base das últimas letras do nome da empresa. Conhecida entre os designers como kerning, essa preocupação com o espaço e alinhamento tipográfico têm o objetivo de facilitar a leitura e torná-la mais agradável. Para os mais xiitas, tem até um jogo para testar suas habilidades com isso, o Kern Type

Em comunicado ao Gizmodo, um porta-voz do Google esclareceu que essa alteração foi feita há algum tempo, para “garantir que o logo possa ser mostrado com perfeição, independentemente da resolução da sua tela”.

Pronto, agora os designers podem ficar mais tranquilos, que o kerning do Google já foi ‘consertado’.

Compartilhe: