Final de ‘Game of Thrones’ pode chegar na série antes dos livros (!)

Análise do FiveThirtyEight mostra que o ritmo de produção da série é mais rápido que o da escrita da obra, podendo ultrapassá-la em breve

por Jacqueline Lafloufa

Os leitores de ‘Game of Thrones’ têm se gabado por saber o desenrolar da história antes que ela apareça nas telinhas de quem assiste o seriado na HBO. Não é raro surgirem vídeos como os que mostram a reação dos espectadores ao Red Wedding, comparando com a (atual) aparente apatia de quem leu a saga escrita por George R. R. Martin.

Mas talvez isso não seja verdade para sempre. Walt HIckley, do site FiveThirtyEight, analisou o ritmo da escrita de George Martin e o comparou com a velocidade da produção do seriado da HBO. O resultado é esse curioso gráfico, que demonstra uma possível ultrapassagem da história do seriado em relação à contada nos livros.

hickey-datalab-gameofthrones2

O método usado por Hickley é razoavelmente simples: ele criou uma média de ‘palavras escritas por dia’ pelo autor, e comparou com o tempo estimado de estreia de cada uma das temporadas de ‘Game of Thrones’. Considerando que o seriado já tem a 5ª e 6ª temporadas confirmadas, e que uma 7ª temporada está nos planos dos produtores, a previsão é de que a história se desenrole no seriado a cada ano, trazendo uma season finale em março ou abril de 2017.

george-rr-martin-health

Ou seja, Martin vai precisar acelerar o seu ritmo de escrita se não quiser ser ultrapassado pelos produtores da série, que inclusive já sabem qual o final da história. Já imaginou a revolta dos leitores se eles souberem mais sobre o final da saga pela série do que pelos livros?

Ou, quem sabe, seja tudo apenas uma grande estratégia de marketing, para ‘obrigar’ leitores a assistirem à série, e os espectadores a lerem os livros.

Compartilhe: