Reciclando celulares para salvar as florestas do desmatamento

Reciclando celulares para salvar as florestas do desmatamento

Uma sensacional ideia que aproveita gadgets velhos para monitorar os sons da floresta e detectar ruídos do corte ilegal de árvores

por Jacqueline Lafloufa

Sabe aquele calmo som da floresta, com farfalhar de folhas, barulhos de animais e cantorias de passarinhos? Ele pode ser drasticamente alterado com a chegada de motosserras de quem ilegalmente desmata uma região protegida.

A Rainforest Connection resolveu usar o próprio som do ambiente para ajudar a evitar o desmatamento ilegal. Usando celulares reciclados e uma estrutura que capta energia solar, a startup instalou diversos desses aparelhos da foto para monitorar o som local, detectando o estridente ruído das motosserras  e avisando as autoridades locais via SMS para que elas possam tomar uma providência.

rainforest-connection

rainforest-connection-funcionamento

Além disso, o equipamento permite que nós tenhamos um contato mais direto com as florestas, podendo ouvir em tempo real, através de um aplicativo, a sinfonia silvestre das matas.

rainforest-connection-som

Segundo os desenvolvedores do projeto, a ‘proteção’ das árvores gerada por cada equipamento instalado é o equivalente à retirar 3 mil carros das estradas – além, é claro, de ser uma incrível nova utilidade para aqueles milhões de celulares desatualizados que são jogados fora todos os dias.

rainforest-equivalencia

É uma pena que até agora o projeto só tenha arrecadado 20% do esperado. A expectativa é alcançar 100 mil dólares, o que não é exatamente um valor alto para os padrões do Kickstarter, e se esse valor for ultrapassado, há planos de instalar equipamentos do tipo na Amazônia brasileira e também na Indonésia.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link