Um app para controlar seu vício em smartphone

Um app para controlar seu vício em smartphone

Com o Moment, dá para saber quanto tempo você gastou no gadget, e ser notificado quando ultrapassar um determinado limite

por Jacqueline Lafloufa

Ficamos tão abstraídos pelos conteúdos que consumimos nos smartphones que por vezes podemos perder o controle de quanto tempo gastamos com eles. Basta um mínimo momento de tédio para sacarmos os aparelhos dos bolsos e das bolsas para nos entreter por alguns minutos, que não raro se tornam algumas boas horas investidas em clicadas, curtidas, comentadas e joguinhos nada produtivos.

Afora isso, muitas vezes acabamos evitando o contato social ao usar o smartphone como um bloqueio de interação – você até pode estar ali, mas claramente não está disponível para jogar conversa fora, já que está entretido demais para dar atenção a alguém ao seu redor.

Foi para tentar minimizar situações como essa que Kevin Holesh criou o aplicativo Moment. Ele conta que estava se sentindo sempre distraído, ainda que não entediado, e estava tendo cada vez menos interações sociais com as pessoas do seu convívio. “Relaxar estava se reduzindo a pegar nossos iPhones e ver o que estava acontecendo nas mídias sociais”, conta ele em uma postagem no Medium.

O Moment surgiu na esperança de conseguir controlar esse hábito, que na visão dele já havia se tornado um vício. Com ele, é possível rastrear quanto tempo você está gastando diariamente com o seu celular, e continuamente tentar quebrar seu próprio recorde de menos tempo possível com o aparelho – ou, ao menos, manter esse uso em níveis aceitáveis de minutos diários.

moments-app

A partir de uma compra in app, o Moment também permite receber uma notificação que te avise que você está ultrapassando um determinado limite. Ainda que pareça bastante contraditório querer parar de interagir com o smartphone exatamente quando ele pisca e vibra para te avisar sobre isso, a ferramenta pode ser um interessante jeito de monitorar o quanto você anda ‘viciado’ no seu celular.

Eu mesma uso aplicativos de monitoramento no meu computador, seguindo as dicas do Pedro Burgos, para medir o quanto eu ando procrastinando ao invés de ser produtiva, encerrar o dia e ir passear com a minha cachorrinha.  Pode não ser a solução ideal, mas saber quanto do seu tempo você anda investindo com cada coisa – sejam elas gadgets, aplicativos ou aquela marota passeada por uma rede social para se distrair – pode ajudar a criar uma consciência sobre como o seu dia poderia ser melhor aproveitado.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link