Agência convida a ficar 99 dias fora do Facebook. Você consegue?

O projeto “99 days of Freedom” quer medir qual vai ser a sensação de ficar sem Facebook por mais de três meses, e promete liberar os dados da pesquisa para o público

por Jacqueline Lafloufa

Faz tempo que as pessoas vêm se preocupando com o tempo que passam no Facebook, provavelmente devido àquele sentimento de culpa de abrir a rede social e pensar: ‘o que mesmo que eu vim fazer aqui?’

Os jeitos de fazer isso estavam variando entre fechar a conta e desistir de vez desse ‘vício’ e outras alternativas mais equilibradas, como o uso de extensões no navegador que evitavam a exibição do feed de notícias, mas que ainda permitiam contato direto com os amigos através de chats ou abrindo seus perfis.

No entanto,  depois da notícia de que o Facebook estaria manipulando os nossos sentimentos mostrando mais postagens felizes ou tristes para medir o quanto isso iria impactar a nossa experiência no site, a agência holandesa Just pensou em algo diferente.

Assim como o Facebook quis medir a nossa satisfação na rede social, a Just quer medir qual será o nosso nível de felicidade ou de irritação se ficarmos um grande período sem acessar a rede social. Para isso, foi criado o projeto “99 days of Freedom”, que se conecta ao seu Facebook e basicamente oferece um aviso de ‘fora da rede social’ no seu perfil. Lembra muito o funcionamento daqueles e-mails de ‘out of the office’, quando você avisa os colegas de trabalho que não está no escritório, e pede a eles que entrem em contato com você de um jeito diferente.

freedom-facebook-2

a mensagem informa aos seus amigos o seu período de desconexão

screenshot 2014-07-09 12.13.30

e o avatar não os deixa esquecer disso

Além de propiciar essa ajuda para avisar seus amigos do Facebook que você estará ausente por um tempo, o “99 days” pretende fazer uma série de questionários sobre o seu nível de felicidade depois de 33, 66 e 99 dias sem acessar a rede social. Os resultados dessa pesquisa serão depois condensados em um relatório e publicados no site da agência.

A expectativa deles é entender se as pessoas estariam dispostas a abrir mão do Facebook para fazer coisas com mais significado, como passar tempo com a família ou amigos, por exemplo. “É bom ressaltar que não temos como objetivo fazer as pessoas desistirem de usar o Facebook. Queremos apenas fazer esse experimento para descobrir como é a vida sem a rede social”, explica Merijn Straathof, diretor de arte da Just.

Acha que consegue enfrentar esse desafio? O primeiro passo é simples: basta acessar o 99daysoffreedom.com e se cadastrar. Até o momento, mais de 3 mil corajosos estão se dispondo a ficar mais de 3 meses sem acessar a rede social. Será que eles vão se sentir mais livres mesmo?

Compartilhe: