Mulheres adultas já são maior grupo demográfico do setor de games

Jogos não são só para meninos - elas já ultrapassam homens adultos e garotos menores de 18 anos na preferência pelos games

por Jacqueline Lafloufa

As meninas já tomaram conta do mundo gamer. Segundo a Entertainment Software Association, que analisou o mercado norte-americano, as moças maiores de 18 anos já representam 36% do público gamer, e são o maior grupo demográfico da categoria, seguidas por homens adultos, que respondem por 35% do total, e de meninos gamers menores de 18 anos, que representam apenas 17%.

Ou seja, aquele estereótipo de que jogos são coisas de adolescentes desocupados precisa ser revista, já que não representa algo atual, ainda que possa ter sido verdade no passado – ainda segundo a ESA, os entrevistados na pesquisa relataram ter o costume de se divertir com jogos há em média 14 anos. Considerando que a faixa etária média dos gamers é de 31 anos, significa que a grande maioria começou a jogar por volta dos 17 anos, faixa etária que hoje é pouco representativa na demografia gamer.

media-idade-gamer

As mulheres adultas já são 36% do público gamer, seguidas por homens adultos (35%) e meninos menores de 18 anos (17%)  

compartilhe

Curiosamente, mulheres acima dos 50 anos são uma faixa etária com crescimento considerável, público que aumentou 32% de 2012 para 2013.

O que parece ter alavancado essas métricas, contudo, não são os jogos multiplayer ou aqueles feitos para desktops – os jogos casuais e sociais estão entre os jogos mobile e online mais utilizados, com crescimento de 55% entre 2012 e 2013, seguidos pelos quebra-cabeças, questionários e jogos de cartas.

tipo-games-esa

Vale a pena conferir o estudo completo, que traz informações interessantes do setor.

Compartilhe: