Extensão “Quem Financia” mostra empresas por trás dos candidatos

Depois de instalada, a extensão encontra os nomes dos candidatos à presidência e informa quem investe naquele político

por Jacqueline Lafloufa

Além das piadas internéticas e páginas de humor relacionadas aos candidatos, as eleições deste ano contam também com uma série de ferramentas, aplicativos e plataformas que se dispõem a auxiliar o eleitor na hora de decidir o seu voto.

É o caso da extensão “Quem Financia”, feita para o navegador Chrome. Criada em aproximadamente 10 horas, ela foi a ideia vencedora entre as sugeridas em um hackaton realizado pela Transparência Brasil, instituição independente dedicada a monitorar instituições públicas, em parceria com a Sensedia e o Google.

Ao ser instalada no navegador do usuário, a extensão detecta a presença dos nomes dos presidenciáveis em notícias, textos e redes sociais, grifando a ocorrência em verde e inserindo o símbolo de cifrão na frente. Ao passar o mouse, é possível conferir em uma janelinha mais informações sobre o candidato, como os bens que ele possui e quais são as empresas e instituições que investiram na sua candidatura.

quemfinancia

 

Além das piadas, as eleições 2014 contam com ferramentas que ajuram o eleitor na hora de decidir o seu voto

compartilhe

Nos meus testes, a extensão não funcionou todas as vezes, e deixou o design do Facebook bem desalinhado, provavelmente correções que os desenvolvedores farão no correr dos próximos dias – afinal, é bom lembrar que o projeto foi desenvolvido em menos de um dia.

Outras opções de ferramentas e plataformas para acompanhar as eleições deste ano são o Manchetômetro, que acompanha a cobertura jornalística, a Newsletter Incancelável, que se propõe a manter o eleitor informado sobre as notícias acerta dos seus candidatos, e aplicativos como o Voto x Veto, Promessômetro, Projeto Brasil e Preto no Branco.

Compartilhe: