Shower with Friends, uma ideia para gamificar a economia de água

Shower with Friends, uma ideia para gamificar a economia de água

Apresentada durante um Hackaton promovido pelo TechCrunh, a startup quer incentivar as pessoas a usarem menos água nos seus banhos

por Jacqueline Lafloufa

Não é só a cidade de São Paulo que anda preocupada com o abastecimento de água. Assim como a Cantareira passa por um período de aperto, o estado da Califórnia, nos EUA, também enfrenta um dos seus piores períodos de seca. Por isso, a ideia de um sistema de medição de consumo de água durante o banho que pudesse ser gamificado chamou tanto a atenção durante o Disrupt SF Hackaton, promovido pelo TechCrunch.

Com o nome de ‘Shower with Friends’, a startup criou um sistema que possibilita monitorar a quantidade de água que passa pelo chuveiro durante um banho, enviando uma notificação via SMS para quem acabou a ducha, avisando se o consumo de água foi maior ou menor do que no dia anterior. Isso permitiria criar uma espécie de jogo entre familiares ou amigos, comparando as quantidades de água gastas por cada um deles, o que poderia levar as pessoas a um uso mais consciente de água durante o banho.


Segundo os criadores do Shower with Friends, a longo prazo seria possível implementar o sistema também em outros locais onde exista consumo de água, como em eletrodomésticos como a máquina de lavar ou lava-louças, nas privadas e até mesmo na mangueira usada para regar as plantas do quintal.

Isso permitiria criar um jogo entre amigos, comparando a quantidade de água gasta por cada um, o que poderia levar as pessoas a um uso mais consciente durante o banho 

compartilhe

A ideia surgiu a partir de um ‘kegbot’ que media e comparava a quantidade de cerveja consumida por cada uma das pessoas no happy hour da Mashery, empresa onde atualmente trabalha o time de engenheiros da Shower with Friends. Quando o CEO da Intel, Brian Krzanich, passou pelo escritório da empresa, ele teria sugerido que o sistema do kegbot poderia ser usado para algo mais útil do que apenas a diversão dos funcionários. Pelo visto, a provocação funcionou, e se a ideia for para frente, seria ótimo vê-la exportada para o Brasil.

Afinal, desafiar os amigos a economizar água durante o banho pode ser algo tão divertido quanto necessário. A Cantareira agradece.

Compartilhe:
icone de linkCopiar link