Apple precisou aplacar fúria contra álbum opt-out do U2 com um site • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Apple precisou aplacar fúria contra álbum opt-out do U2 com um site

Por que será que um álbum grátis precisou de uma ferramenta para ser excluído de iClouds de diversos usuários?

por Jacqueline Lafloufa

Durante o lançamento da sua nova geração de iPhones, a Apple fez algo inovador: lançou também o retorno do U2, com a estreia do álbum “Songs of Innocence”. A iniciativa custou meros 100 milhões de dólares para a empresa de Tim Cook, mas pecou em um detalhe: funcionava como um opt-out. Ou seja, os usuários já tinham o álbum nas suas bibliotecas, e precisariam removê-lo se não quisessem tê-lo em suas ‘prateleiras virtuais’.

Provavelmente o ‘é de graça, todo mundo vai querer’ pode ter ecoado, mas talvez o que não se tenha lembrado é a conexão intimista das pessoas com a música. O que será que significa para um aficionado por música ter o novo álbum do U2 em sua coleção?

Em uma relação bem rasa, seria como se uma pessoa que detesta funk tivesse que ter o álbum da Tati Quebra Barraco na sua lista de canções, ou se alguém que odeia sertanejo ‘ganhasse’ um álbum do César Menotti e Fabiano. É algo de enfurecer. E foi exatamente o que aconteceu com a Apple, que se viu pressionada a criar uma página que ensina o passo a passo para remover o álbum, novo e grátis, da sua lista de canções do iCloud.

u2-apple-songs-of-innocence

  A curadoria de uma playlist é algo importante para os fãs de música. Para alguns deles, ter o novo álbum do U2 em sua coleção era uma infâmia, e era preciso se mover para reparar o erro. 

David Holmes, do Pando Daily, lembra que isso pode ser uma luz no fim do túnel para o cenário musical: não importa que a música se tornou tão commodity que a Apple está dando discos por aí. O que interessa mesmo é que aquela relação de identidade pessoal com a música permanece, mesmo que a linha de iPods clássicos esteja sendo descontinuada.

A curadoria de uma playlist ainda é algo importantíssimo para os fãs de música. E, para alguns deles, ter o novo álbum do U2 em sua coleção era uma infâmia tão grande que era preciso se mover para consertá-la.

E assim descobrimos que o primeiro álbum opt-out da história não foi bem recebido. Às vezes, as pessoas não querem algo nem de graça.

Confira também:
[Refletor] A Apple e o disco do U2 que apareceu no seu computador

 

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, canais temáticos, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de oportunidades de mídia, conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro