O escritório que ‘desaparece’ no fim do expediente

Apenas um botão some com as mesas, obrigando a encerrar o trabalho e iniciar um período de lazer

por Jacqueline Lafloufa

A gente vive reclamando da falta de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, mas também vive fazendo hora extra, ficando no escritório até tarde ~só esperando o trânsito melhorar~ ou terminando tudo aquilo que não deu tempo de fazer por ter ficado procrastinando durante o expediente.

Nesse escritório de Amsterdã, as coisas funcionam diferente. Quando bate 6 da tarde, todo mundo precisa encerrar seus trabalhos, porque o escritório ‘desaparece’ – com apenas o apertar de um botão, a mesa é suspensa por cabos de aço, junto com computadores, equipamentos e tudo mais, liberando o espaço para outras atividades, como alongamentos, almoços ou festinhas pós-expediente.

“Acreditamos que se a gente der alguma coisa às pessoas – nesse caso, um ambiente para que elas possam fazer o que quiserem – elas eventualmente também vão retornar com alguma coisa”, explica Sander Veenendaal, diretor criativo da Heldergroen, a empresa que faz uso do escritório durante o horário comercial.

Já que a mesa ‘desaparece’ depois de um determinado horário, os funcionários são obrigados a entender que precisa haver um equilíbrio entre o tempo gasto no trabalho e em outras atividades, como networking, uma aula de ioga, festinha para dançar, etc.

Para empresa, o bônus é que o lugar fica mais seguro. Já que as mesas e equipamentos não ficam visíveis durante a noite, o risco de assalto é muito menor, já que nada chama a atenção em uma sala ‘vazia’.

escritorio-que-desaparece-holanda

Compartilhe: