Estratégia pay-per-laugh faz clube de comédia receber apenas quando a audiência ri

Estratégia pay-per-laugh faz clube de comédia receber apenas quando a audiência ri

O Teatreneu, de Barcelona, resolveu cobrar apenas se o espectador realmente risse durante as apresentações

por Jacqueline Lafloufa

Dizem que um pé na bunda pode ser exatamente aquilo que te leva para frente, e talvez o Teatreneu possa dizer a mesma coisa. Depois de sofrer com uma alta de impostos nos seus ingressos, o clube de comédia de Barcelona resolveu mudar a sua estratégia de vendas, e instaurou o modelo pay-per-laugh.

Com tablets equipados com uma tecnologia de reconhecimento facial, o Teatreneu se propôs a cobrar da sua audiência apenas se eles efetivamente rissem. Cada riso custaria 0,30 Euros (cerca de 0,9 reais), e a cobrança só aconteceria até um teto de 24 Euros.

Com essa possibilidade de ‘barganha’ – quem não achasse engraçado, não ia pagar nada – a a arrecadação com ingressos aumentou bastante, e o Teatreneu ainda ganhou um bocado de mídia espontânea, já que os espectadores eram convidados a compartilhar o número de risadas que deram durante o show em suas redes sociais.

Não parece a situação das mais agradáveis para os artistas, que se veem obrigados a oferecer um show com uma cota mínima de risos, mas se essa pressão acontecer em apenas algumas temporadas, parece uma boa estratégia para angariar um maior público.

A criação é da The Cyranos McCann.

pay-per-laugh

Compartilhe:
icone de linkCopiar link