Tumblr e Snapchat despontam como rede e app social de maior crescimento

Facebook, contudo, continua sendo a plataforma social mais usada, segundo o Global Web Index

por Jacqueline Lafloufa

Parece quase impossível alguma rede social desafiar o Facebook a curto prazo. Com seus mais de 1,35 bilhões de usuários ativos mensais, a rede social de Mark Zuckerberg garante uma distância segura de outras plataformas, mas o seu crescimento tem acontecido a passos lentos.

Considerando o aumento da base de usuários, quem aparece em destaque é o Tumblr, que foi adquirido pelo Yahoo em 2013. Segundo um relatório da Global Web Index, os usuários ativos do Tumblr aumentaram 120% no último semestre – para efeito de comparação, o Facebook cresceu apenas 2%.

Seguindo o Tumblr aparecem o Pinterest (crescimento de 111%), Instagram (64%), LinkedIn (54%) e Twitter (26%).

crescimento-plataformas-sociais

Já entre os aplicativos sociais, o Snapchat foi o grande destaque, seguido de perto pelo Facebook Messenger. Pelo visto, a estratégia do Facebook de obrigar os usuários a baixarem o Messenger para gerenciarem as mensagens privadas no mobile surtiu efeito.

crescimento-apps-sociais

No entanto, independentemente do crescimento de usuários, o Facebook ainda reina como plataforma social mais utilizada, sendo checada por grande parte dos usuários mais de uma vez ao dia. A 2ª colocação no ranking de frequência de uso ficou com o Twitter, seguido pelo YouTube, Instagram, Google+(!!), Tumblr, Pinterest e LinkedIn.

plataformas-sociais-frequencia-uso

O relatório da Global Web Index pode ser conferido na íntegra no documento abaixo.

GWI Social Report Q3 2014

 

Compartilhe: