Identidade SP quer criar um logo para cada um dos 450 bairros paulistanos • B9

Comentários

Sua voz importa aqui no B9! Convidamos você a compartilhar suas opiniões e experiências na seção de comentários abaixo. Antes de mergulhar na conversa, por favor, dê uma olhada nas nossas Regras de Conduta para garantir que nosso espaço continue sendo acolhedor e respeitoso para todos.

Identidade SP quer criar um logo para cada um dos 450 bairros paulistanos

Mooca, Vila Madalena, Liberdade, Perdizes, Brooklin Novo e Itaim estão entre os primeiros a ganhar sua própria identidade

por Jacqueline Lafloufa

Dar o seu endereço às vezes é algo que você faz em modo automático. Basta citar rua, número, bairro e CEP e pronto, endereço dado. Mas não foi assim com o designer gráfico e fotógrafo profissional Pedro Campos. Certo dia, ele se pegou encasquetado com o significado de Butantã, o bairro onde ele vivia. A curiosidade foi respondida com um bocado de pesquisas, e a vontade de fazer uma espécie de brasão para o local. Isso era lá em 2009.

Desde então, como muitos e muitos projetos de gente criativa, a ideia ficou no caderninho. Mas em 2013 Pedro encontrou meios de coloca-la em prática, e surgia o Identidade São Paulo, um projeto lindíssimo de redescoberta da cidade de São Paulo.

O primeiro bairro a ter seu logo desenhado foi o da Sé, considerado o marco zero da cidade de São Paulo. Aos poucos, outros bairros foram sendo desenhados, e ganhando uma página especial que conta um pouquinho da história deles e da pesquisa feita por Pedro.

bairro-da-se-identidade-sp

É o caso dos bairros Santa Ifigênia, Moema, Santo Amaro, Jaçanã, Pinheiros, Itaim Bibi, Higienópolis, Mooca, Canindé, Liberdade, Cambuci, Casa Verde, Pacaembu, Limão e Vila Madalena. A criação de cada um dos logos remete à algo da história do bairro, e é capaz de transformar os residentes ao dar-lhes ainda mais orgulho e conhecimento sobre o local onde moram.

bairro-moema-identidade-sp bairro-santo-amaro-identidade-sp santa-ifigenia MERCADO jacana03

bairro-casa-verde-identidade-sp bairro-pinheiros-identidade-sp bairro-vila-madalena-identidade-sp

O projeto atualmente é tocado por Pedro e sua esposa, que juntos fazem pesquisas, postam em redes sociais e produzem conteúdo para o site Identidade São Paulo. Para 2015, o casal tem a intenção de produzir uma loja online do projeto, comercializando souvenirs de cada um dos bairros – seriam camisetas, ecobags, capas de smartphones, canecas, caderninhos, almofadas e quadros com as representações gráficas de cada um dos bairros paulistanos.

bairro-itaim_bibi bairro-butanta-identidade-sp bairro-brooklin-identidade-sp bairro-perdizes-identidade-sp

A longo prazo, Pedro espera conseguir retratar todos os mais de 450 bairros paulistanos. Olhando o resultado, a esperança que tenho é que ele não apenas consiga tocar o projeto, mas também encontrar apoio para mantê-lo vivo, já que acima de tudo, trata-se de um registro histórico sobre os bairros da capital paulista.

bairro-pacaembu-identidade-sp bairro-higienopolis-identidade-sp bairro-caninde-identidade-sp bairro-cambuci-identidade-sp

transforme
sua marca
em conversa
com o B9

Para conhecer nossos cases e tudo o que o
B9 pode fazer pela sua empresa acesse:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro

🟡  Continue lendo com uma assinatura do B9

Desbloqueie acesso prioritário, uma experiência com menos anúncios e participe da comunidade B9 no WhatsApp. A partir de R$ 14/mês.

ASSINAR AGORA
Privacy Overview

A gente usa cookies e alguns dados pessoais para deixar sua experiência melhor e ajudar a manter o conteúdo do nosso site.